Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_WagnerSoaresDeSousa_tcc.pdf447,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reativação de um laboratório em uma escola de ensino médio, na perspectiva de um professor de Química : reflexões a partir do seu relato narrativo
Autor(es): Sousa, Wagner Soares de
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Laboratórios experimentais
Escolas públicas
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: SOUSA, Wagner Soares de. Reativação de um laboratório em uma escola de ensino médio, na perspectiva de um professor de Química: reflexões a partir do seu relato narrativo. 2022. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar acerca da reativação de um Laboratório de Química em uma Escola Pública de Ensino Médio, situada no Distrito Federal. Busca identificar as concepções apresentadas por parte de um Professor em relação ao papel do Laboratório e da Experimentação no Ensino de Química, bem como analisar sua trajetória de papel fundamental na reativação do Laboratório da Escola, para tal, foi realizado a partir de um Relato Narrativo de todo este processo vivenciado e elaborado. A metodologia utilizada nesta abordagem foi o estudo de caso, o qual utiliza o emprego do uso de narrativas para elucidar as situações. De acordo com a pesquisa, as aulas aplicadas em laboratório de química são de suma importância para com a construção dos saberes dos alunos, quando integram a teoria com a prática experimental. Pois gera um envolvimento muito grande na experimentação, o que aumenta o aprendizado do aluno nos temas em pauta de aula. Este tipo de atividade agrega, oportuniza e viabiliza uma relação de contato cognitivo maior entre o professor educador e o educando. Tornando um estudo atrativo e de fácil compreensão para o aluno. Isto porque, a química é uma disciplina predominantemente experimental. O professor exerce um trabalho fundamental no desenvolvimento da formação dos alunos, habilita e possibilita o estudante a desenvolver novas competências construtivas com a abordagem prática da disciplina.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.