Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeniseMercierRibeiro_tcc.pdf305,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenções da terapia ocupacional a pacientes oncológicos e hematológicos internados em um hospital da rede de saúde do Distrito Federal : relato de experiência
Autor(es): Ribeiro, Denise Mercier
Orientador(es): Faria, Isabela Brito Alves de
Assunto: Terapia ocupacional
Oncologia
Hematologia
Cuidados paliativos
Relato de experiência
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: RIBEIRO, Denise Mercier. Intervenções da terapia ocupacional a pacientes oncológicos e hematológicos internados em um hospital da rede de saúde do Distrito Federal : relato de experiência. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Oncológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: O tratamento hospitalar de pessoas com doenças oncológicas pode levar à dificuldade em realizar atividades cotidianas como banho, alimentação e desempenho de atividades significativas, além de levar à fragilidade emocional diante de uma doença ameaçadora da vida. Este conjunto de fatores pode afetar a vida da pessoa com câncer e quando há uma urgência terapêutica hospitalar, pode levar o usuário do serviço de saúde à não aceitação das intervenções. Objetivo: Este trabalho descreve a vivência sobre a atuação e intervenções de uma residente de terapia ocupacional no programa em Atenção Oncológica no contexto hospitalar, no ano de 2021, nas enfermarias de oncologia e hematologia. Método: Trata-se de um estudo de caráter descritivo e cunho qualitativo do tipo relato de experiência profissional. Resultados e discussão: Foram observadas as seguintes intervenções que mais se repetiram no período: escuta ativa e qualificada, minimização estresse/impacto da internação, manejo de linfedemas, treino de Atividades de Vida Diária (AVD’s) e prescrição de Tecnologias Assistivas. As discussões envolveram as dificuldades de implementação, situações que envolvem a rotina hospitalar e interação com equipe multiprofissional. Considerações finais: Verificou-se que o terapeuta ocupacional foi um profissional com competência para identificar demandas ocupacionais, e através do raciocínio clínico, intervir realizando orientações e treinos de Atividades de Vida Diária (AVD’s), prescrevendo recursos e adaptações que correspondessem às necessidades de cada usuário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Oncológica - Terapia ocupacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção à Saúde Oncológica - Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.