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Título: As noções sobre feminismo das estudantes do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas do Distrito Federal
Autor(es): Cardoso, Nathally Dias Andrade
Orientador(es): Elias, Michelly Ferreira Monteiro
Assunto: Patriarcado
Feminismo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 11-Ago-2021
Data de publicação: 25-Jul-2023
Referência: CARDOSO, Nathally Dias Andrade. As noções sobre feminismo das estudantes do Centro de Ensino Médio 804 do Recanto das Emas do Distrito Federal. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho se dispôs a compreender a origem e a presença das noções sobre feminismo das adolescentes matriculadas em Ensino Médio da política pública de educação do Distrito Federal/Brasil. Através do arcabouço teórico e da pesquisa de campo, bem como, das devidas reflexões sobre a maneira em que o feminismo é discutido nas escolas e de qual forma ele é apreendido pelas estudantes o presente trabalho se desenvolveu. A fim de analisar as questões propostas o levantamento bibliográfico deu-se a partir das categorias Patriarcado, Feminismo e Educação, buscando debruçar-se em uma perspectiva alinhada também aos princípios do Serviço Social brasileiro. Foram compreendidas ainda as questões referentes ao neoconservadorismo no Brasil, bem como, suas inferências na educação e na sociedade. Os procedimentos metodológicos se alinharam à pesquisa qualitativa com o objetivo de traçar as noções das estudantes sobre o tema.
Abstract: This work intended to understand the origin and presence of notions about feminism of adolescents enrolled in high school in the public education policy of the Federal District/Brazil. Through the theoretical framework and field research, as well as due reflections on the way in which feminism is discussed in schools and how it is learned by students, the present work was developed. In order to analyze the proposed questions, the bibliographic survey took place about the categories Patriarchy, Feminism and Education, seeking to look into a perspective also aligned with the principles of Brazilian Social Service. The issues related to neoconservatism in Brazil were also understood, as well as its inferences in education and society. The methodological procedures were aligned with qualitative research in order to trace the students' notions on the subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.
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