Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisaPaulaFernandesSilva_tcc.pdf349,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pele alva e pele alvo : uma análise do racismo na abordagem policial
Autor(es): Silva, Luísa Paula Fernandes e
Orientador(es): Peixoto, Valdenízia Bento
Assunto: Racismo
Segurança pública
Negros
Data de apresentação: 31-Mai-2022
Data de publicação: 4-Ago-2023
Referência: SILVA, Luísa Paula Fernandes e. Pele alva e pele alvo: uma análise do racismo na abordagem policial. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O racismo é eixo estruturante da sociedade e categoria indispensável para compreendermos a gênese da formação sócio-histórica brasileira. Esse trabalho dedicou-se em estudar a violência racial no âmbito das instituições de segurança pública, reconhecendo a influência histórica avassaladora na atual atuação da polícia de dois períodos históricos: a escravidão e a ditadura militar. Nesse sentido o objetivo principal é identificar se há filtragem racial nas abordagens policiais no Brasil a partir da concepção de que o Estado ao mesmo passo em que criminaliza o racismo em Código Penal também o consolida em suas instituições, sendo o nicho de segurança pública um dos principais mecanismos que tem vitimado negros e negras ao longo dos anos. Paralela a essa concepção analisamos o posicionamento do Serviço Social a respeito da pauta étnico-racial, o alinhamento do Projeto Ético-Político a busca por um novo modelo societário e relação direta com o antirracismo e um levantamento das principais ações nas últimas gestões do conjunto CFESS-CRESS. A metodologia utilizada para chegar aos resultados foi uma extensa análise bibliográfica, levantamento de dados que demonstrem a realidade sob o panorama racial nas mais diversas esferas que evidenciaram que superar o racismo é um grande desafio na sociedade brasileira e o Serviço Social enquanto categoria que é convocada a atuar nas grandes problemáticas geradas pelo capitalismo precisa contemplar o debate de forma profunda para fortalecer os instrumentos norteadores como o Código de Ética e Projeto Ético-Político. Por fim a pesquisa mostra que a população negra é a mais afetada com as ações truculentas da polícia, desrespeitando as premissas dos direitos humanos e que essa realidade nasce a partir da herança escravocrata e da formação capitalista no Brasil Colonial e ainda compõe a realidade do negro brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.