Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsadoraSilvaSaoPedro_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da falta de moradia digna na primeira infância educacional : uma análise das condições de vida dentro das Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal
Autor(es): São Pedro, Isadora Silva de
Orientador(es): Souza, Perci Coelho de
Assunto: Educação infantil
Crianças - formação
Primeira infância
Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS)
Direito à moradia
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 14-Ago-2023
Referência: SÃO PEDRO, Isadora Silva de. O impacto da falta de moradia digna na primeira infância educacional: uma análise das condições de vida dentro das Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Compreende-se que a educação é um bem que transpassa a questão da economia e do bemestar da sociedade, pois esta repercute na capacitação plena das pessoas como seres sociais que reconhecem os seus valores e as suas posições, assim, neste cenário, usufruem da cultura que circunda a sua sociedade. Ao longo dos conteúdos apresentados busca-se responder a seguinte problemática: De que forma a falta de moradia DIGNA impacta na primeira infância das crianças moradoras da Aris? Pode-se considerar que um dos principais pilares para que ocorram problemas quanto à falta de moradia, assim como outras questões sociais, está alinhado à desigualdade social. O presente trabalho tem por objetivo geral evidenciar como a falta de moradia pode impactar na primeira infância das crianças moradoras das Aris, quanto aos objetivos específicos, os mesmos são: descrever as principais bases teóricas para o processo de moradia; apresentar como a falta de moradia impacta no desenvolvimento da primeira infância; avaliar como a falta de moradia se relaciona com um baixo rendimento das crianças. A pesquisa apresentada justifica-se como uma forma de consolidar de que forma as questões externas podem impactar na primeira infância. Ao longo dos conteúdos ainda se verifica como alguns aspectos sociais podem impactar de forma considerável a vida ou o desenvolvimento das crianças, como é o caso da falta de moradia. No processo metodológico realizou-se uma pesquisa exploratória, destacando alguns dos principais conceitos e análises de autores renomados no campo educacional sobre a relação da falta de moradia com o desempenho das crianças em suas atividades escolares. Tendo por base obras publicadas ao longo dos últimos onze anos, sendo esses artigos, livros e teses, dentro da temática apresentada. Estudantes sem moradia têm menos probabilidade de se formar no ensino médio do que estudantes com moradias seguras. No entanto, a estimativas da magnitude da disparidade diferem muito, dependendo de várias definições comumente usadas de quais alunos “contam” como sem-teto. Pode-se observar diante dos conteúdos apresentados que projetar o processo de urbanização passa ser um recurso importante para o desenvolvimento escolar, assim como para conceder às crianças uma oportunidade de obter boa qualidade de vida, incluindo uma moradia favorável às suas necessidades.
Abstract: It is understood that education is a good that goes beyond the issue of the economy and the well-being of society, because this has repercussions on the full empowerment of people as social beings who recognize their values and their positions, so, in this scenario, they enjoy the culture that surrounds their society. Throughout the contents presented we seek to answer the following problem: How does homelessness impact on the early childhood of children living in Aris? It can be considered that one of the main pillars for problems regarding homelessness, as well as other social issues, is aligned with social inequality. The general objective of this study is to show how homelessness can impact on the early childhood of children living in the Aris, as for the specific objectives, which are: to describe the main bases for the housing process; to present how homelessness impacts on early childhood development; to evaluate how homelessness is related to a low income of children. The research presented is justified as a way to consolidate how external issues can impact early childhood. Throughout the contents it is still verified how some social aspects can considerably impact the life or development of children, as is the case of homelessness. In the methodological process, an exploratory research was carried out, highlighting some of the main concepts and analyses of renowned authors in the educational field on the relationship of homelessness with the performance of children in their school activities. Based on works published over the last 11 years, being these articles, books and theses, within the theme presented. Homeless students are less likely to graduate from high school than students with safe housing. However, estimates of the magnitude of the disparity differ greatly, depending on various commonly used definitions of which students "count" as homeless. It can be observed from the contents presented that designing the urbanization process becomes an important resource for school development, as well as to grant children an opportunity to obtain a good quality of life, including housing favorable to their needs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.