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dc.contributor.advisorSilva, Mariana Souto de Melo-
dc.contributor.authorPatrício, Sthael Gomes dos Santos-
dc.identifier.citationPATRÍCIO, Sthael Gomes dos Santos. Mulheres, sexualidade e figurino no cinema: uma análise de Carol, Desobediência e Retrato de uma jovem em chamas. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDesde seu surgimento, a teoria feminista do cinema tem questionado a forma como as mulheres e sua sexualidade são representadas, uma vez que as estruturas de produção cinematográficas podem reproduzir um olhar masculino, patriarcal e violento. Essa monografia surge da busca por formas de criar representações femininas mais autênticas e desvencilhadas desse olhar. Partindo de uma revisão de literatura, compreendemos a potência criativa da direção de arte e do figurino e percebemos que ambos podem ser ferramentas úteis na construção dessas representações. Nesse sentido, verificamos o potencial simbólico dos figurinos de mulheres lésbicas através de uma constelação fílmica feita com os filmes Retrato de uma Jovem em Chamas (Céline Sciamma, 2019), Carol (Todd Haynes, 2015) e Desobediência (Sebastián Lelio, 2017).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres no cinemapt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordCinema - enredos, temas etc.pt_BR
dc.titleMulheres, sexualidade e figurino no cinema : uma análise de Carol, Desobediência e Retrato de uma jovem em chamaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T12:49:56Z-
dc.date.available2023-08-22T12:49:56Z-
dc.date.submitted2021-10-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35551-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Since its emergence, feminist film theory has questioned the way in which women and their sexuality are portrayed, since film production structures can reproduce a male, patriarchal and violent gaze. This monograph arises from the search for ways to create more authentic female representations, detached from this gaze. Starting with the literature review, we can understand the creative power of art direction and costume design and we realized that both can be useful tools in the construct of these representations. In this sense, we verified the symbolic potential of the costume design for lesbian women through a cinematic constellation made of the movies Portrait of a Lady on Fire (Céline Sciamma, 2019), Carol (Todd Haynes, 2015) and Disobedience (Sebastián Lelio, 2017).pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



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