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dc.contributor.advisorHigawa, Célia Kinuko Matsunaga-
dc.contributor.authorVinhal, Vinícius de Noronha Miranda-
dc.identifier.citationVINHAL, Vinícius de Noronha Miranda. Procurando baleias: a estrada e a possibilidade: memória de pesquisa. 2021. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021. Consta arquivo adicional do produto desenvolvido juntamente ao trabalho de conclusão de curso.pt_BR
dc.description.abstractEste memorial expõe as discussões e o processo criativo – pesquisa, planejamento, escolhas estéticas e narrativas – propostos pela novela gráfica Procurando Baleias. O produto reúne fragmentos de uma viagem de carro, em que uma família leva um de seus avós, já debilitado, para ver o mar. Para o embasamento teórico do projeto, parte-se da definição de seus conceitos básicos: a mídia do produto e seu gênero narrativo. Tem-se como base o trabalho de Okano (2012, 2014) sobre o Ma, estética japonesa à qual propõe-se uma conceituação a partir da semiótica peirceana, e uma investigação estética sobre sua presença em mangás. Aliado ao trabalho de Careri (2013) e à concepção de espaço de Santos (2006), o Ma age como ponto de partida para reflexões sobre a autoestrada que visam, por meio do recorte do espaço narrativo do produto, decifrar o deslocamento e seus intervalos como geradores de possibilidades. Propõe-se, assim, uma perspectiva animista, que coloca a paisagem como elemento plurissígnico. Tudo isso se reflete no produto Procurando Baleias, cuja produção este memorial descreve.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.titleProcurando baleias : a estrada e a possibilidade : memória de pesquisapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T13:21:46Z-
dc.date.available2023-08-22T13:21:46Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35553-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCarvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro-
dc.description.abstract1This memoir exposes the discussions and the creative process - research, planning, as well as aesthetic and narrative choices - proposed by the graphic novel Procurando Baleias. The product gathers fragments of a road trip, in which a family takes one of their grandparents, already weakened, to the beach. For the project's theoretical foundation, we start by defining its basic concepts: the product's media and its narrative genre. The research is mainly based on the work of Okano (2012, 2014) about Ma, a japanese aesthetic about which it is proposed a definition from the perspective of peircean semiotics, and an aesthetic investigation about its presence in manga comics. Allied to the work of Careri (2013) and the conception of space by Santos (2006), Ma acts as a starting point for reflections on the highway that aim, through the cut of the narrative space of the product, to decipher the displacement and its spaces as generators of possibilities. Thus, an animist perspective is proposed, which places the landscape as a plurisign element. All that reflects in the product Procurando Baleias, wich its production this memoir describes.pt_BR
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