Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35608
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DeboraDeSousaAmor_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte contemporânea, cultura visual e educação: percursos de enunciação e localização dos sujeitos
Autor(es): Amor, Débora de Sousa
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Arte contemporânea
Cultura visual
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 27-Ago-2023
Referência: AMOR, Débora de Sousa. Arte contemporânea, cultura visual e educação: percursos de enunciação e localização dos sujeitos. 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A proposta investigativa dessa pesquisa adentra o espaço de relação entre os sujeitos – agentes do fenômeno educacional na escola – e as possibilidades de atuação da arte contemporânea nos espaços educacionais, em especial o escolar; no que tange ao encontro de singulares percursos de atuação dos sujeitos na escola e no contexto social em que se encontram. Neste trabalho serão apresentadas algumas relações de inibição do indivíduo em meio à cultura industrial e à prerrogativa de escolarização técnica; bem como a investigação de agenciamentos de insubmissão às estruturas do poder hegemônico em territorialidades de subjetivações comuns à atuação da arte contemporânea, às novas possibilidades de enunciação, as novas visibilidades de contextos, a atuação da cultura visual e a potencial melhoria na qualidade do ensino a ser ofertado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.