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Título: Percepção de colaboradores sobre a prática do ensino a distância como fator motivacional
Autor(es): Masin Filho, Francisco Torquato de
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Motivação no trabalho
Educação à distância
Suporte organizacional
Treinamento profissional
Data de apresentação: 6-Dez-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: MASIN FILHO, Francisco Torquato de. Percepção de colaboradores sobre a prática do ensino a distância como fator motivacional. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A atividade de ensino a distância (EaD) vem ganhando, historicamente, importância no contexto das organizações. Sua importância decorre, principalmente, pelo fato de possibilitar agregar conhecimentos a um número maior de pessoas por meio da flexibilidade na aquisição da aprendizagem. Contudo, na prática, verificam-se barreiras à EaD no Brasil, quais sejam, inclusão digital e a dispersão geográfica, esta última constituindo uma exigência legal de pólos presenciais para aplicação de provas, aulas de laboratório, dentre outros. O presente trabalho procurou identificar, empiricamente, a percepção de colaboradores na prática da educação a distância como fator motivacional. A revisão bibliográfica que permitiu reunir as contribuições das mais diversas teorias subsidiou a elaboração de um questionário com 17 afirmativas e sua subdivisão nas dimensões Suporte, Expectativa, Reconhecimento, Confiabilidade e Enriquecimento do Cargo. Foi realizado um estudo em uma Organização pública, junto a participantes que já cursaram ou ainda cursam algum tipo de graduação/tecnólogo a distância por meio da cooperação técnica firmada no âmbito desta Instituição. A análise quantitativa dos dados coletados de uma amostra de 127 colaboradores demonstrou, estatisticamente, que estes percebem favoravelmente a prática da EaD, onde, inclusive, atribuem melhor desempenho individual. Quanto aos aspectos motivacionais, a análise dos dados das dimensões quanto a média, desvio padrão e freqüências demonstraram, em geral, percepção negativa, pelos participantes, destes aspectos como fatores motivacionais. Entretanto, verificou-se, por meio de análise correlacional, relações significativas e positivas entre todas as dimensões avaliadas. Conclui-se que, além da Empresa estabelecer políticas de suporte organizacional para a educação a distância, a expectativa do colaborador quanto às possibilidades de crescimento dentro da organização pode ser um fator psicológico capaz de influenciar motivacionalmente os colaboradores na prática desta modalidade de ensino. Como limitações deste estudo, ressalta-se o fato do pesquisador pertencer ao quadro funcional da Instituição, o que pode ter gerado algum tipo de interpretação parcial por parte dos respondentes pelo fato de já conhecerem tal pesquisador. Como sugestões para estudos futuros recomendam-se novas pesquisas empíricas que investiguem outras dimensões motivacionais do trabalho relacionadas à atividade de EaD, inclusive em organizações da iniciativa privada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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