Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35624
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WandreDaCostaSilva_tcc.pdf475,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lugar da mediação e a mediação como espaço
Autor(es): Silva, Wandré da Costa
Orientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Mediação cultural
Museus - aspectos educacionais
Democracia cultural
Data de apresentação: 22-Set-2017
Data de publicação: 28-Ago-2023
Referência: SILVA, Wandré da Costa. O lugar da mediação e a mediação como espaço. 2017. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa surge de inquietações decorrentes dos anos em que atuei como mediador cultural (2014-2016) em museus e centros culturais de Brasília. Inquietações derivadas de questões relativas às estruturas desses institutos culturais: como funcionavam, como se mantinham, quais as diretrizes em conta para as ações dos setores educativos e do mediador, como esses lugares se formaram e em torno de que orbitavam os seus discursos e ações. Visto que, na minha posição como mediador, percebia a ineficiência dos protocolos que tinha que seguir relativos a tentativa de aproximar os públicos com as obras de arte. Pois estes dois polos se encontravam muito distantes e tinham poucas semelhanças culturais entre si: os públicos populares e as obras de arte legitimadas. Era nebulosa para mim, a própria definição do que viria a ser um mediador, assim como as suas reais atribuições, já que por vezes, essas mudavam ao sabor de cada setor educativo que eu trabalhava e eram coordenadas em muitas situações, por pessoas que declaradamente não tinham qualquer relação com as áreas de conhecimento necessárias para a execução do que o trabalho se propunha, como a própria arte, a educação ou nem mesmo com as ciências humanas. Muitas vezes o próprio termo “mediador” me parecia apenas um artifício retórico, pois não havia clareza nas competências inerentes a essa posição. Me inquietava estas, dentre outras questões. De modo que, me interessava a ideia de como eu, sendo um estudante/ profissional da área de artes visuais, poderia intervir com vistas a melhorar aquele trabalho, a partir dessa posição de mediador que me era dada. Desta forma, esta pesquisa toma como perspectiva os conceitos de Michel de Certeau (1998) de lugar e espaço para, sob esse prisma, analisar os fragmentos levantados na investigação sobre o surgimento histórico dos setores educativos nos museus e principalmente da figura do mediador cultural, assim como os determinantes políticos e culturais que constituíram os lugares que ocupam e as práticas que lhes são delegadas. Visando com esse levantamento, problematizar esses lugares e a influência que exercem sobre o público e a sociedade como um todo, em relação aos bens culturais e às narrativas que daí se constroem. Por fim, a partir da pesquisa realizada, faço uma análise dessa atuação que tive como mediador em Brasília, propondo maneiras alternativas de intervenção que visem equalizar os problemas históricos – com implicações culturais e políticas – que a pesquisa abordou.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.