Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PollyanaDaCostaSilva_tcc.pdf822,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidências relacionadas ao uso de medicamentos via dispositivos enterais no contexto hospitalar : revisão de escopo.
Autor(es): Silva, Pollyana da Costa
Orientador(es): Lima, Rodrigo Fonseca
Coorientador(es): Gomes, Rosângela Maria
Assunto: Nutrição enteral
Medicamentos - administração
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 29-Ago-2023
Referência: SILVA, Pollyana da Costa. Evidências relacionadas ao uso de medicamentos via dispositivos enterais no contexto hospitalar: revisão de escopo. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: O uso de medicamentos via dispositivos enterais é comum e apresenta diversos riscos associados, além da necessidade de uma abordagem técnica de profissionais diversos com base em evidência científica. Diante do exposto, os objetivos deste trabalho foram identificar e analisar evidências relacionados ao uso de medicamentos via dispositivos enterais no contexto hospitalar. Metodologia: Foi realizada uma revisão de escopo com busca sistematizada em bases de dados (PubMed, Scopus, Cochrane, Science Direct, CINAHL e Biblioteca Virtual de Saúde), na literatura cinzenta e em sites de instituições específicas em saúde utilizando como palavras-chave “drug”, “enteral nutrition”, “feeding tube” e “hospital”. Foram considerados protocolos, diretrizes e/ou recomendações publicados entre 2002 e 2022. As evidências foram caracterizadas quanto ao título, órgão, fonte, país/região e ano, características secundárias (objetivo, profissionais envolvidos, público alvo e abordagem de facilitadores e barreiras) e principais recomendações. Resultados: A busca sistematizada resultou em 2.338 evidências, das quais 59 foram incluídas para etapa de leitura completa do texto e, destas, 17 permaneceram na amostra final. A busca na literatura cinzenta resultou em 15 textos, totalizando uma amostra de 32 documentos, sendo a maioria (n=19; 59,38%) vinculada a universidades. Todos os textos apresentaram os objetivos descritos de forma clara; 65,72% (n=21) das publicações possuíam os profissionais responsáveis pelo seu desenvolvimento descritos. Desses profissionais, o mais frequente foi o farmacêutico (n=19), seguido de médicos (n=10). Os usuários alvo estavam descritos de forma específica somente em cinco referências (15,63%) e 81,25% (n=26) não possuíam relato sobre os facilitadores e barreiras para implementação das recomendações. As recomendações mais frequentes foram sobre diluição (81,25%; n=26), trituração (81,25%; n=26) e cuidados necessários antes e após administração do fármaco via dispositivo (50,00%; n=16). Os aspectos menos abordados foram incompatibilidade medicamentomedicamento (12,5%; n=4) e sobre os riscos envolvidos a manipulação dos medicamentos para uso via dispositivo pela equipe de enfermagem (15,63%; n=5). Conclusão: Práticas baseadas em evidências no contexto hospitalar são essenciais na perspectiva de segurança e qualidade assistencial. Dada a complexidade referente ao uso de medicamentos via dispositivo enteral, essa abordagem é obrigatória, especialmente em um contexto de cuidado integral ao paciente. Entretanto, apesar do entendimento desses pontos, os resultados evidenciados remeteram à percepção de que muitos documentos padronizados para prática clínica relacionada ao tema requerem mais informações para o alcance de seus objetivos, especialmente quanto aos riscos, além da necessidade de construção multiprofissional colaborativa com abordagem de aspectos facilitadores e barreiras de implementação de recomendações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.