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dc.contributor.advisorDutra, Renata Queiroz-
dc.contributor.authorOliveira, Rebecca Christina Rodrigues Juvencio de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rebecca Christina Rodrigues Juvencio de. O cinema como geografia semântica de narrativas do trabalho: uma análise do filme Você não estava aqui. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDiante da presença massiva de inteligências artificiais, a reestruturação produtiva e a acumulação flexível trouxeram profundas mudanças na forma com a qual adquirimos serviços. A dimensão do trabalho foi reconfigurada pelo protagonismo de plataformas digitais que fundaram a uberização. Tendo em vista esse cenário esta pesquisa se propõe, por meio do cinema, analisar a questão social subjacente ao trabalho plataformizado. Para isso serão utilizadas abordagens discursivas as quais Foucault, Bakhtin e Butler ilustrarão uma ponte discursiva entre o enunciado e a discursividade a fim de suplantar uma tessitura analítica a partir da relação trabalhista apresentada na obra Você não estava aqui - We sorry missed you (2019), do cineasta inglês Ken Loach. A discussão permeará nas tensões que emergemà vida de trabalhadores informais em uma atmosfera de hegemonia neoliberal; para isso, o trabalho se dividirá em três eixos nos quais haverá correlação entre o ficcional exposto no filme e o cotidiano de trabalhadores autônomos no Brasil. Os eixos propõem questões sociais que advém dessa forma plataformizada de trabalho e para fins didáticos foram divididos em: Io falacioso empreendedorismo; II as acidentalidades e riscos biopsicossociais e a afetação da sociabilidade e III as extensivas jornadas de trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordCinema - análisept_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.titleO cinema como geografia semântica de narrativas do trabalho : uma análise do filme Você não estava aquipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T13:09:34Z-
dc.date.available2023-08-29T13:09:34Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35639-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Faced with the massive presence of artificial intelligence, productive restructuring and flexible accumulatation brought about profound changes inthe way in which we acquire services. The dimension of work was reconfigured by the protagonism of digital platforms that founded uberization. In view of this scenario,this research proposes, through cinema, to analyse the social issue underlying platform work. For this, discursive approaches will be used, which Foucacult, Bakhtin and Butler will illustrate a discursive bridge between the statement and the discursiveness in order to supplant an analytical texture from the labor relationship presented in the work Você não estava aqui – We sorry missed you (2019), by english filmaker Ken Loach. The discussion will permeate the tensions that emerge from the lives of informal workers in na atmosphere of neoliberal hegemony;for this, the work will be divided into three axes in which there will be a correlationbetween the fiction exposed in the filme and the daily life of selfemployed workers in Brazil. The axes propose social issues that arise from this platformed way of working and for didactic purposes were divided into: I fallacious entrepreneurship; II the acidentes and biopsychosocial risks and affectation of sociability and III the extensive working hours.pt_BR
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