Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatheusPereiraSantos_tcc.pdf20,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos stakeholders na aprovação da lei de cotas na Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Matheus Pereira
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Cotas raciais - universidades
Stakeholders
Universidade de Brasília (UnB) - sistema de cotas
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 1-Set-2023
Referência: SANTOS, Matheus Pereira. Análise dos stakeholders na aprovação da lei de cotas na Universidade de Brasília. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira universidade federal a adotar cotas baseado em questões raciais em seus vestibulares para acesso à UnB (GUARNIERI, 2008). A aprovação ocorreu no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, no dia 6 de junho de 2003, o Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial que reservava 20% das vagas do processo seletivo à candidatos negros. (VELOSO, 2018). A aprovação do sistema de cotas racial atravessou diversas discussões até que fosse realmente debatida e aprovada. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como os stakeholders atuaram na aprovação da política de lei de cotas da Universidade de Brasília. Além de analisar a atuação dos stakeholders enquanto empreendedores institucionais. Para isso, foram utilizadas metodologias de análise dos autores: Savage et al. (1991), Mitchell, Agle e Wood (1997), Gomes, Liddle e Gomes (2010), Christopoulos e Ingold (2011), Li, Feng e Jiang (2006) que permitiram identificar, classificar e analisar a atuação de stakeholders e empreendedores institucionais. A pesquisa qualitativa se concentrou em pesquisa documental referente ao tema como reportagens de jornais disponíveis na internet, documentos oficiais das reuniões realizadas na UnB e duas teses de doutorado. Os resultados identificaram que em relação ao grau de influência, caracterizou-se 2 stakeholders dominantes, 4 dependentes, 2 definitivos, 3 discretos. Além disso, pode-se destacar a atuação da Vice-reitoria, Decanato de Extensão e 2 docentes que assumem postura de Policy brokers buscando mediar e equalizar uma solução entre os stakeholders. Os resultados da pesquisa possibilitaram entender a dinâmica em que a proposta estava inserida na Universidade de Brasília e quais foram os stakeholders com maior poder de influência e suas estratégias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.