Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RodrigoFerreiraDeOliveira_tcc.pdf7,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os caminhos entre a moda e a fotografia no Brasil : a moda e indumentária nos registros de fotógrafos cariocas entre 1900 e 1930
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Ferreira de
Orientador(es): Silva, Maria do Carmo Couto da
Assunto: Moda
Fotografia
História da arte
Indumentária
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 4-Set-2023
Referência: OLIVEIRA, Rodrigo Ferreira de. Os caminhos entre a moda e a fotografia no Brasil: a moda e indumentária nos registros de fotógrafos cariocas entre 1900 e 1930. 2022. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A moda e a indumentária comunicam nossas ideias e nossas opiniões, criando assim imagens de nós mesmos para o mundo. Na passagem do século XIX para o século XX, o Rio de Janeiro passou por grandes mudanças e isso influenciou as modas, as quais tinham origens na Europa, logo a roupa seria usada como um objeto de censura, mas também como um objeto de revolta. Na busca para entender como esses acontecimentos históricos influenciou a moda no Rio de Janeiro, essa pesquisa se propões discutir a história da moda e seu papel na sociedade e em museus, o surgimento da fotografia e usos da moda como construção de imagens e por fim, entender a importância da moda para o estudo da história da arte e da história em geral. Para isso, recorremos aos autores que dedicaram seus estudos e pesquisas a esse fenômeno social que ganha o nome de moda. Com autores brasileiros e estrangeiros, a pesquisa busca entender o surgimento dessas modas no Rio de Janeiro em um contexto global e local, trazendo assim algumas perspectivas dos motivos de tais roupas serem usadas. Assim, a moda é um fenômeno cultural e social que é influenciada pelos contextos sociais, políticos e econômicos. Temos nas roupas o registro de mudanças sociais que transformaram o corpo feminino e sua relação com a sociedade. A moda e a indumentária se tornam objetos importantes para revelar histórias e costumes que estiveram esquecidas por muito tempo.
Abstract: Fashion and clothing communicate our ideas and our opinions, creating images of ourselves to the world. In the passage from the XIX to the XX century, Rio de Janeiro went through a modernization process and this influenced the fashions, which had origins in Europe, so clothing would be used as an object of censorship, but also as an object of revolt. In the search to understand how these historical events influenced fashion in Rio de Janeiro, this research proposes to discuss the history of fashion and its role in society and in museums, the emergence of photography and fashion uses as image construction and finally, understand the importance of fashion for the study of art history and history in general. For this, we resort to authors who have dedicated their studies and researches to this social phenomenon that gets the name fashion. With Brazilian and foreign authors, the research seeks to understand the emergence of these fashions in Rio de Janeiro in a global and local context, bringing some perspectives of the reasons why such clothes were worn. As such, fashion is a cultural and social phenomenon that is influenced by social, political, and economic contexts. We have in clothes the record of social changes that have transformed the female body and its relationship with society. Fashion and clothing become important objects to reveal stories and customs that have been forgotten for a long time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.