Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ViniciusBorgesTosta_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência das políticas de gestão de pessoas no comprometimento : um estudo nas empresas juniores do Distrito Federal
Autor(es): Tosta, Vinícius Borges
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Comprometimento organizacional
Empresa Júnior
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 5-Set-2023
Referência: TOSTA, Vinícius Borges. A influência das políticas de gestão de pessoas no comprometimento: um estudo nas empresas juniores do Distrito Federal. 2023. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, formadas exclusivamente por estudantes, tendo como objetivo colocar em prática os assuntos aprendidos em sala de aula através de soluções reais para clientes. Anualmente, o Movimento Empresa Júnior possui, em média, 33.000 pessoas envolvidas para o alcance dos objetivos e crescimento do movimento, além disso, no ano de 2022 atingiu uma marca de faturamento de mais de 88 milhões. No Distrito Federal, esse movimento surgiu no ano de 1992, com a empresa júnior do curso de administração da Universidade de Brasília e conta, atualmente, com 71 empresas espalhadas em diferentes campus universitários. Por ser formada apenas por estudantes, as empresas juniores ainda possuem alguns problemas de gestão empresarial. Esse problema também impacta na gestão de pessoas dessas organizações, onde não são aplicadas algumas práticas utilizadas no mercado. Além disso, por ser um trabalho voluntário, as empresas necessitam de um forte comprometimento organizacional ao longo do ano, para que os objetivos e metas sejam atingidos ao final de cada ciclo. Assim, esse estudo tem como objetivo compreender se políticas de gestão de pessoas contribuem para o comprometimento dos membros das empresas juniores. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário nas empresas juniores estudadas, sendo utilizado o modelo de comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1993) e a Escala de Políticas e Práticas de Recursos Humanos (EPPRH) de Demo et al. (2014). O resultado da pesquisa identificou uma relação positiva da política de envolvimento explicando 24,60% do comprometimento organizacional, sendo um fator que os gestores devem buscar impulsionar para atingir resultados melhores, e portanto, de extrema relevância o estudo apresentado. Dessa forma, a atual pesquisa poderá servir de insumo para tomada de decisão, planejamento e investimento em ações que possuem o maior impacto para os membros das empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.