Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35769
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeticiaLenneDaCostaBento.pdf405,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recepção e intertextualidade de Dom Quixote no espetáculo Mamulengo de la Mancha : uma visão brasiliense do romance cervantino
Autor(es): Bento, Letícia Lénner da Costa
Orientador(es): Carvalho, Erivelto da Rocha
Assunto: Intertextualidade
Dom Quixote (Personagem fictício)
Interpretação teatral
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 6-Set-2023
Referência: BENTO, Letícia Lénner da Costa. Recepção e intertextualidade de Dom Quixote no espetáculo Mamulengo de la Mancha: uma visão brasiliense do romance cervantino. 2023. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Resumo: O espetáculo Mamulengo de la Mancha é uma releitura de Dom Quixote, estreado em Brasília, pela mão da Cia Trapusteros Teatro. Em linhas gerais, a peça apresenta o encontro da Espanha de Cervantes com a cultura popular do nordeste brasileiro. Dom Quixote e Sancho Pança saem da Espanha do século XVII e desembarcam na cidade de Recife – PE, em plena festa de Carnaval do século XXI. Este trabalho tem como objetivo analisar como o romance Dom Quixote é recepcionado em Mamulengo de la Mancha, identificar outros textos que perpassam o espetáculo, apresentar o conceito de visão brasiliense do Dom Quixote e incluir a peça teatral como mais uma releitura do Dom Quixote brasiliense. Os resultados indicam que a recepção do Dom Quixote se fez mediante à manutenção de certos personagens, elementos, capítulos, passagens e cenas, mas também à transposição destes para a linguagem que caracteriza a peça. Foram identificados 4 hipotextos no espetáculo. Conceituo a visão brasiliense do Dom Quixote através do ato de recriar a obra de Cervantes a partir de uma concepção textual moderna, popular e feminista. É possível, portanto, incluir o espetáculo Mamulengo de la Mancha como mais uma releitura brasiliense de Dom Quixote, visto que surge em Brasília e se insere nas quatro dimensões que caracterizam a capital brasileira.
Resumén: Resumen: El espectáculo Mamulengo de la Mancha es una reinterpretación del Quijote, estrenada en Brasilia, por Cia Trapusteros Teatro. Em líneas generales, la obra presenta el encuentro de la España de Cervantes con la cultura popular del nordeste de Brasil. Don Quijote y Sancho Panza salen de la España del siglo XVII y aterrizan en la ciudad de Recife - PE, en plena fiesta del Carnaval del siglo XXI. Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo el Quijote es recibido en el Mamulengo de la Mancha, identificar otros textos que impregnan el espectáculo, presentar el concepto de la visión brasiliense del Quijote e incluir la obra como otra reinterpretación del Don Quijote brasiliense. Los resultados indican que la recepción del Quijote se produjo a través del mantenimiento de determinados personajes, elementos, capítulos, pasajes y escenas, pero también a través de su trasposición al lenguaje teatral que caracteriza al espectáculo. Se identificaron cuatro hipotextos en la obra. Conceptualizo la visión brasiliense del Quijote a través del acto de recrear la obra de Cervantes a partir de una concepción textual moderna, popular y feminista. Por lo tanto, es posible incluir la obra Mamulengo de la Mancha como otra relectura brasiliense del Quijote, ya que nace en Brasilia y forma parte de las cuatro dimensiones que caracterizan a la capital brasileña.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.