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dc.contributor.advisorBrant, Veruska Maia da Costa-
dc.contributor.authorDias, Bianca-
dc.identifier.citationDIAS, Bianca. Perfil dos atendimentos em clínica veterinária do Distrito Federal. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e o perfil de atendimentos clínicos ocorridos durante o estágio supervisionado obrigatório para conclusão do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. O estágio foi realizado no período de 21/01/2021 a 15/05/2021 em clínica veterinária localizada no bairro do Jardim Botânico, em Brasília - DF, com foco nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. Para descrição do perfil dos atendimentos, utilizou-se duas bases de dados da Clínica veterinária, um sistema informatizado (Nuvemvet) e um sistema manual, através de um caderno. Dentre as atividades desenvolvidas estão o acompanhamento de atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e monitoramento dos animais no setor de internação. Foram realizados 180 atendimentos, sendo 80% (n=144) em cães e 20% (n=36) em gatos. A maioria dos cães, 60,41% (n=87) eram do sexo feminino e 39,58% (n=57) do sexo masculino. Nos felinos 69,44% (n=25) eram machos e 30,55% (n=11) eram fêmeas. Dentre os principais diagnósticos a leishmaniose visceral é a desordem sistêmica mais diagnosticada (8,2%), seguida dos distúrbios gastrointestinais (7,2%). A falta de um banco de dados com informações sistematizadas implicou em limitações quanto aos resultados mais precisos. Dos animais atendidos, 40,5% (n=73) não apresentaram qualquer alteração digna de nota. Menos da metade dos animais atendidos (n=51, 28,3%) tiveram como motivo da consulta avaliação eletiva. Destaca-se a importância de um sistema organizado para armazenamento de dados dos pacientes e tutores, pois estas informações são extremamente relevantes para se conhecer as doenças, mais prevalentes no território, bem como auxiliar no planejamento estratégico de aquisição de insumos, como vacinas, medicamentos, produtos pet, e auxilia em atendimentos de qualidade ao paciente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnimais de estimaçãopt_BR
dc.subject.keywordClínica veterináriapt_BR
dc.subject.keywordAnimais domésticos - doençaspt_BR
dc.titlePerfil dos atendimentos em clínica veterinária do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T14:35:50Z-
dc.date.available2023-09-14T14:35:50Z-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35824-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e o perfil de atendimentos clínicos ocorridos durante o estágio supervisionado obrigatório para conclusão do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília. O estágio foi realizado no período de 21/01/2021 a 15/05/2021 em clínica veterinária localizada no bairro do Jardim Botânico, em Brasília - DF, com foco nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. Para descrição do perfil dos atendimentos, utilizou-se duas bases de dados da Clínica veterinária, um sistema informatizado (Nuvemvet) e um sistema manual, através de um caderno. Dentre as atividades desenvolvidas estão o acompanhamento de atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e monitoramento dos animais no setor de internação. Foram realizados 180 atendimentos, sendo 80% (n=144) em cães e 20% (n=36) em gatos. A maioria dos cães, 60,41% (n=87) eram do sexo feminino e 39,58% (n=57) do sexo masculino. Nos felinos 69,44% (n=25) eram machos e 30,55% (n=11) eram fêmeas. Dentre os principais diagnósticos a leishmaniose visceral é a desordem sistêmica mais diagnosticada (8,2%), seguida dos distúrbios gastrointestinais (7,2%). A falta de um banco de dados com informações sistematizadas implicou em limitações quanto aos resultados mais precisos. Dos animais atendidos, 40,5% (n=73) não apresentaram qualquer alteração digna de nota. Menos da metade dos animais atendidos (n=51, 28,3%) tiveram como motivo da consulta avaliação eletiva. Destaca-se a importância de um sistema organizado para armazenamento de dados dos pacientes e tutores, pois estas informações são extremamente relevantes para se conhecer as doenças, mais prevalentes no território, bem como auxiliar no planejamento estratégico de aquisição de insumos, como vacinas, medicamentos, produtos pet, e auxilia em atendimentos de qualidade ao paciente.pt_BR
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