Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SuzanneDaSilvaSantos_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da parentalidade de pais de crianças nascidas à termo e de risco habitual
Outros títulos: The parenting’s construction by fathers of children born at term and usual risk
Autor(es): Santos, Suzanne da Silva
Orientador(es): Morais, Rita de Cássia Melão de
Assunto: Paternidade
Parentalidade
Relação pai-filho
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: SANTOS, Suzanne da Silva. A construção da parentalidade de pais de crianças nascidas à termo e de risco habitual. 2019. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O nascimento de um filho traz modificações na vida dos homens, sendo esse momento considerado como processo dinâmico de construção da paternidade que é trabalhado diariamente por inter e intra e familiares e consigo mesmo. O modelo de paternidade tradicional vem sofrendo alterações ao longo dos anos, e hoje em dia ele é identificado como modelo de “novo pai”. Objetivo: Descrever as percepções paternas no processo de construção da parentalidade ao recém-nascido à termo e de risco habitual, com enfoque nos cuidados parentais. Metodologia: Este trabalho consiste em um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado no Alojamento Conjunto de uma Maternidade de um hospital público de Brasília-DF. Os participantes do estudo foram 18 pais. A coleta de dados se deu pela técnica da entrevista individual semistruturada. A análise de dados foi a temática. Resultados: Emergiram as seguintes unidades temáticas: Planejando ter um filho; Sentimentos aflorados com a paternidade; A paternidade acarreta maturidade e novas responsabilidades; O cuidado do pai ao binômio. Considerações Finais: O resultados mostram que dentre as características do “novo pai” se encontram a descentralização dos cuidados maternos e a inserção ativa dos homens nos cuidados com os seus próprios filhos, tendo como facilitadora desse processo a equipe de enfermagem que acompanha a família na construção da parentalidade.
Abstract: The birth of a son brings modifications in the men’s life, so this moment is considered like dynamic process of fatherhood’s construction, which is worked diary by intra and interrelationship between him and his family, as well as with himself. The traditional fatherhood’s model has been undergoing changes over the years, and nowadays it is identified as “new father’s model”. Objective: To describe parental perceptions in the work of parenting to the term newborn and habitual risk, focusing on parental care. Methodology: This paper consists of a descriptive study with a qualitative approach carried out in the Joint Housing of a Maternity Hospital of Brasília-DF. The study participants were 18 parents. Result: Thematic units emerged: Planning to have a child; Feelings with paternity; Paternity brings maturity and new responsibilities; The care of the father to the binomial. Final Considerations: The results showed that among the characteristics of the “new father” are both the decentralization of the maternal care and a great concern of the men to look after his son, furthermore the nursing team that always follows the family in parenting’s construction, has helped in this process.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.