Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Planta_Producao_Dimetil_Eter_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planta para a produção de dimetil éter a partir da desidratação do metanol
Autor(es): Mizuno, Ana Luiza Andrade
Araújo, Andressa Ribeiro de
Nunes, Igor Salla
Seabra, Juliana Naziozeno
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Dimetil éter
Metanol
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: MIZUNO, Ana Luiza Andrade et al. Planta para a produção de dimetil éter a partir da desidratação do metanol. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A engenharia química é o campo que junta os conhecimentos das ciências básicas com a engenharia visando elaborar projetos visando a transformação de matérias primasem produtos de maior valor agregado e comercial. Este projeto possui como objetivo produzir dimetil éter a partir do metanol, para isso, os principais equipamentos são oreator, as bombas, duas torres de destilação, vasos pulmões e trocadores de calor. Esseprojeto focará na parte inicial de produção, que tem como objetivo apenas a produção do dimetil éter no reator e sua refrigeração. Para auxílio no projeto, foi utilizado osoftware Aspen HYSYS® em que foram realizadas simulações que retornaraminformações de correntes do processo as quais foram usadas como base. Foi feito também um diagrama de processo e instrumentação (P&ID) em que é demonstrado todaa parte do fluxo de processos além de instrumentação de controle, alarmes eindicadores. Vale ressaltar que o dimetil éter é um produto de em crescimento no mercado por ser um ótimo substituinte do GLP (gás liquefeito do petróleo) e do CFC(clorofluorcarboneto) por ser menos poluente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.