Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoPauloMolinaSampaio_tcc.pdf6,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As políticas indigenistas do Estado brasileiro : um estudo de caso dos povos Yanomami de 1964 A 2022.
Autor(es): Sampaio, João Paulo Molina
Orientador(es): Oliveira, Égon Rafael dos Santos
Assunto: Biopolítica
Necropolítica
Povo Yanomami
Políticas públicas
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: SAMPAIO, João Paulo Molina. As políticas indigenistas do Estado brasileiro: um estudo de caso dos povos Yanomami de 1964 a 2022. 2023. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho analisa as relações políticas e estatais sobre o povo indígena Yanomami durante o período de 1964 a 2022. Para isso, utiliza-se de conceitos de biopolítica e necropolítica trazidos por Michel Foucault e Achille Mbembe, respectivamente. Sendo assim, procede a análise dos impactos das ações e omissões estatais no que se refere a população Yanomami e do seu território. Povo este que sofreu ao longo de décadas para tentar garantir preservação da sua cultura, riquezas naturais e da sua sobrevivência. A luta culminou na demarcação do seu território, porém, a demarcação não foi suficiente para garantir que novos processos de intrusão voltassem a acontecer. Sendo assim, necessário o apoio das instituições e do governo para que novas incursões de invasores não voltem a acontecer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.