Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Protocolo_Incremento_Avifauna_tcc.pdf13,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Protocolo para incremento de avifauna em ambientes construídos : o caso do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília
Autor(es): Ronzani, André Henrique Quintanilha
Silva, Daniel Jaloretto da
Almeida, Luana Vital de
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Coorientador(es): Barral, Uidemar Morais
Assunto: Corredores ecológicos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: RONZANI, André Henrique Quintanilha; SILVA, Daniel Jaloretto da; ALMEIDA, Luana Vital de. Protocolo para incremento de avifauna em ambientes construídos: o caso do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília. 2023. 127 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O jardim existente em toda a extensão do Instituto Central de Ciências - ICC do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília é caracterizado pela pouca representatividade da vegetação do Cerrado o que diminui seu potencial atrativo para as espécies diversas de avifauna do bioma local. Este estudo objetivou trazer ao jardim do vão interno do ICC uma nova composição em sua estrutura, com espécies da flora do Cerrado, promovendo os espaços internos do ICC à abrigo para a diversidade das espécies de aves que habitam o bioma transformando este jardim em um corredor de avifauna rico em biodiversidade dentro do espaço arquitetônico do ICC. Desta forma, pretendeu-se propor uma discussão da melhoria da qualidade ambiental com a inserção e a preservação de espécies no jardim, integrando-o com as demais áreas verdes do Campus. Para tanto, foram escolhidas: possíveis áreas matrizes da biodiversidade de aves; espécies-chaves da avifauna a serem estimulados a sua presença; espécies da flora que atraem referida avifauna; locais a serem implementados os jardins de Cerrado atrativo; e estratégias para a quebra de barreiras impeditivas da presença da fauna avícola no ICC, como a transposição das edificações pelas aves através das copas das árvores. Este estudo elaborou um conjunto de soluções para potencializar o jardim interno do ICC como um corredor de avifauna, apresentados em forma de mapas esquemáticos de ampliação, alteração e implantação de novas áreas de jardim com vistas a melhorar as áreas em seu redor como também o próprio espaço do jardim em questão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.