Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThaisAraujoDeMacedo_tcc.pdf736,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A responsabilidade civil por quebra da promessa por parte do adotante desistente
Autor(es): Macêdo, Thaís Araújo de
Orientador(es): Costa Neto, João
Assunto: Responsabilidade civil
Dignidade da pessoa humana
Adoção
Teoria do interesse negativo (direito)
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 19-Set-2023
Referência: MACÊDO, Thaís Araújo de. A responsabilidade civil por quebra da promessa por parte do adotante desistente. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A adoção pode ser tida como instrumento para ter o direito à convivência familiar resguardado. Contudo, a desistência dela durante o procedimento do estágio de convivência é potencialmente danosa. À vista disso, a responsabilidade civil, pela Teoria do interesse negativo, é capaz de promover a proteção da confiança. É que a promessa tácita, feita durante o processo de adoção, gerou expectativas legítimas nos menores acerca da finalização da adoção. Portanto, a responsabilidade civil pré-contratual, por meio da Teoria do interesse negativo, é capaz, porém não suficiente, de tutelar a confiança, a fim de conseguir segurança jurídica. Para tanto, a metodologia de pesquisa empregada é a dedutiva, por meio de técnica bibliográfica e análise normativa, mapeadas criticamente, a fim de estabelecer um programa constitucionalmente adequado de fundamentação.
Abstract: Adoption can be seen as a tool to safeguard the right to family life. However, withdrawing the adoption during the bonding stage can be potentially harmful. In light of this, civil liability, through the Reliance Interest Theory can promote the protection of trust. The implicit promise made during the adoption process generated legitimate expectations in the minors regarding the completion of the adoption. Therefore, pre-contractual civil liability, through the Theory of Negative Interest, can safeguard trust in order to achieve legal certainty.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.