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dc.contributor.advisorBorges, Aylana Laíssa Medeiros-
dc.contributor.authorTomé, Meire Teresinha de Faria-
dc.identifier.citationTOMÉ, Meire Teresinha de Faria. Projetos pedagógicos de cursos superiores de turismo no Brasil : um estudo de multicasos. 2023. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs cursos superiores de bacharelado em Turismo no Brasil tiveram seu início e ascensão nas últimas décadas do século XX visando atender uma demanda pela qualificação de pessoal necessária ao desenvolvimento do turismo no território nacional. Adentrando ao século XXI, a formação dos futuros turismólogos acompanhou as mudanças econômicas, políticas e sociais do país e precisou se adaptar à legislação que regulamenta o sistema educacional. Para a organização dos referidos cursos, encontra-se em vigência a Resolução nº 13, de 24 de novembro de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Graduação em Turismo, à qual todas as Universidades devem se pautar para construir os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as propostas de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Turismo de 4 (quatro) Universidades Federais Brasileiras localizadas em diferentes Estados da Federação e buscou apontar as DCNs vigentes na medida em que analisou-se se as orientações contidas nesses documentos estão presentes nos PPCs da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Campus Natal), na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental uma vez que se recorreu à literatura pertinente, à legislação de ensino e aos documentos disponibilizados nas páginas eletrônicas das referidas universidades. Como resultados, destaca-se que existe uma grande semelhança entre as proposições dos cursos em todas as categorias dos PPCs que foram analisados, inclusive no que diz respeito às áreas de formação e possíveis formas de atuações dos egressos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - projeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - Diretrizes Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.titleProjetos pedagógicos de cursos superiores de turismo no Brasil : um estudo de multicasospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T17:18:00Z-
dc.date.available2023-09-19T17:18:00Z-
dc.date.submitted2023-02-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35935-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The bachelor's degree courses in Tourism in Brazil had their beginning and rise in the last decades of the 20th century aiming to meet a demand for the qualification of personnel necessary for the development of tourism in the national territory. Moving into the 21st century, the training of future tourism professionals has kept up with the country's economic, political, and social changes, and has had to adapt to the legislation that regulates the educational system. For the organization of these courses, Resolution No. 13, of November 24, of 2006, is in effect, which established the National Curricular Guidelines (DCNs) for Tourism undergraduate courses, which all Universities must follow to build their Course Pedagogical Projects (PPCs). The general objective of the present work is to analyze the proposals of the Pedagogic Projects of the Tourism Courses of 4 (four) Brazilian Federal Universities located in different States of the Federation and attempted to point out the DCNs in effect, by analyzing whether the guidelines contained in these documents are present in the PPCs of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN - Campus Natal), the Fluminense Federal University (UFF), the University of Brasília (UnB) and the Federal University of Paraná (UFPR). The methodology used was bibliographic and documental research, since it resorted to pertinent literature, to teaching legislation, and to documents available on the websites of these universities. As results, there is a great similarity between the propositions of the courses in all categories of the PPCs that were analyzed, including with regard to the areas of training and possible activities for graduates.pt_BR
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