Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35936
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaEduardaCuquejoDeAguiar_tcc.pdf373,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do lazer como fonte de qualidade de vida na terceira idade
Autor(es): Aguiar, Maria Eduarda Cuquejo de
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Turismo
Idosos - recreação
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 19-Set-2023
Referência: AGUIAR, Maria Eduarda Cuquejo de. O papel do lazer como fonte de qualidade de vida na terceira idade. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O turismo e o lazer podem ser uma forma de distração para todas as pessoas, independente daclasse social, raça ou idade. Portanto, o objetivo deste trabalho, foi analisar como o lazerinflui na qualidade de vida e na saúde dos idosos. Para a pesquisa foram percorridos algunstópicos: primeiramente, foi abordado sobre qualidade de vida e a terceira idade; este capítulose refere ao que é qualidade de vida e quem é o idoso, sendo este, normalmente, uma pessoacom tempo livre e maior disponibilidade de receita para investir em viagens. Em seguida,explorou-se do caminho metodológico percorrido, apresentando o relato dos entrevistados eentão é abordado sobre o envelhecimento e o que acontece quando as pessoas ficam inativas,além da procura por viagens e com isso, é apontado que deve-se ter a preocupação decapacitar recursos humanos para lidar com esse público, visto que suas necessidades sãodiferenciadas em relação a outros segmentos e a importância do lazer na terceira idade, tendoem vista que, nessa etapa o lazer eleva a sua vida social. O idoso constantemente necessita decuidados e há uma preocupação crescente com a qualidade de vida, especialmente quando avida média das pessoas está aumentando. Por fim, traz-se à análise das entrevistas onde épossível perceber que nada é melhor que o lazer para melhorar a socialização e a formação devínculos, o que ajuda a resgatar a auto-estima e o bem-estar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.