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Título: A dislexia : um olhar sobre o ensino de artes visuais
Autor(es): Russo, Mariana de Azevedo
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Dislexia
Artes plásticas
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 19-Set-2023
Referência: RUSSO, Mariana de Azevedo. A dislexia: um olhar sobre o ensino de artes visuais. 2022. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como base o mapa de memória da autora, apresentando o conceito de dislexia e de transtorno específico de aprendizagem a partir da funcionalidade do cérebro no processo de aprendizado com foco no aluno portador destes distúrbios. A intenção principal desta pesquisa foi a de pensar como podemos observar a dislexia dentro do ensino de artes plásticas. Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada, principalmente, em institutos que tem atuação direta junto ao público alvo, tais como a International Dyslexia Association – IDA, a Associação Brasileira de Dislexia – ABD e o Instituto ABCD, que levaram à pesquisa de Oswald Berkhan, W. Pringle Morgan, e, principalmente, Samuel T. Orton, bem como as pesquisas de Cristiane Freitas, do CogniFit, do Instituto Inclusão Brasil (Psicopedagoga Marina da Silveira Rodrigues Almeida) e do Instituto Neuro Saber para embasamento na área de neurologia e percepção sensorial. A revisão mostra, ao final, que o diagnóstico da dislexia é estabelecido por exclusão, pois é feito por uma equipe multidisciplinar, o que cria uma primeira barreira de desigualdade entre grupos mais e menos privilegiados no processo de aprendizagem. Assim sendo, a postura adotada por seus pais e professores, de forma conjunta e concatenada, dentro do âmbito escolar vai influenciar muito a vida dessas pessoas em formação, já que grande parte das famílias não tem conhecimento sobre a dislexia e é necessária uma boa orientação para que se entendam as dificuldades de um disléxico como objetivo de potencializar as suas capacidades e nivelar o aprendizado com alunos não dislexos e que o ensino de artes deve alinhar-se com todas as outras áreas de conhecimento, bem como com o sistema de saúde, para identificação e tratamento corretos.
Abstract: This article, which was based on the author's memory map, presents the concept of dyslexia and specific learning disorder from the brain's functionality in the learning process, focusing on the student with these disorders with the intention of understanding how we can observe dyslexia within the teaching of plastic arts. A bibliographic review was carried out, mainly based on institutes that work directly with the target audience, such as the International Dyslexia Association - IDA, the Brazilian Association of Dyslexia - ABD and the ABCD Institute, which led me to the research of Oswald Berkhan, W. Pringle Morgan, and, mainly, Samuel T. Orton, as well as the research of Cristiane Freitas, CogniFit, Instituto Inclusão Brasil (Psicopedagoga Marina da Silveira Rodrigues Almeida) and Instituto Neuro Saber for foundation in the area of neurology and perception sensory. The review shows, in the end, that the diagnosis of dyslexia is established by exclusion, as it is made by a multidisciplinary team, which creates a first barrier of inequality between more and less privileged groups in the learning process. Therefore, the attitude adopted by their parents and teachers, jointly and concatenated, within the school environment will greatly influence the lives of these people in formation, since most families are not aware of dyslexia and good guidance is needed. so that the difficulties of a dyslexic are understood in order to enhance their abilities and level the learning with non-dyslexic students and that the teaching of arts must align with all other areas of knowledge for correct identification and treatment.
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Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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