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2023_AilamarGuimaraes_HeronSousa_tcc.pdf3,87 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSales, André Barros de-
dc.contributor.authorGuimarães, Ailamar Alves-
dc.contributor.authorSousa, Heron Rodrigues-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Ailamar Alves; SOUSA, Heron Rodrigues. Melhoria de um jogo digital de ensino-aprendizagem utilizando-se de mecanismos de usabilidade. 2023. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Interação Humano-Computador (IHC) provê o usuário e o computador esta rem em um diálogo com o objetivo de realizar alguma tarefa. Duas características muitoimportantes dentro de IHC são a usabilidade e a acessibilidade. Usabilidade tem o ob jetivo de aprimorar a experiência de uso e pode ser abordada através de característicase seus respectivos subtipos, denominados mecanismo de usabilidade. A acessibilidade di gital busca permitir que o maior número possível de usuários possa utilizar um sistemaindependente de suas limitações. Uma das abordagens de ensino da disciplina de IHCtem sido o foco na educação através dos jogos sérios. O objetivo deste trabalho é pro por melhorias em um jogo digital de ensino-aprendizagem utilizando-se de mecanismosde usabilidade relacionados à acessibilidade. O jogo selecionado para avaliação foi Per sonaDesignGame. A pesquisa foi desenvolvida nas seguintes etapas: revisão bibliográfica;definição da metodologia; avaliação do jogo; e proposta e implementação das melhorias.Durante a revisão bibliográfica foi feito um estudo sobre os principais conceitos deste tra balho, obtendo o referencial teórico. Os resultados da avaliação possibilitaram os requisitoselicitados para melhoria do jogo, a prototipação e a definição da arquitetura. Com isso, fo ram desenvolvidas as melhorias. Algumas dessas melhorias foram: nova identidade visual,um design mais clean para o jogo e aprimoramento dos mecanismos definidos (execuçãopasso-a-passo, preferências e ajuda multinível) se adequando à critérios de usabilidade eacessibilidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUsabilidadept_BR
dc.subject.keywordInteração homem-máquinapt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordJogos em educaçãopt_BR
dc.titleMelhoria de um jogo digital de ensino-aprendizagem utilizando-se de mecanismos de usabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T18:37:52Z-
dc.date.available2023-09-19T18:37:52Z-
dc.date.submitted2023-04-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35948-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMendes, Fabiana Freitas-
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