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2023_EmanuelleMarafonEickhoff_tcc.pdf12,3 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNoleto, Luciano Gonçalves-
dc.contributor.authorEickhoff, Emanuelle Marafon-
dc.identifier.citationEICKHOFF, Emanuelle Marafon. Análise de viabilidade da modelagem computacional de esteiras rotativas em aeronaves. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho visa estudar a interação entre a hélice e a asa de uma aeronave com confi guração propulsiva de tração, cuja velocidade máxima de operação não ultrapasse Mach 0,3. A proposta consiste em avaliar a viabilidade da modelagem computacional da esteira rotativa gerada pela hélice como uma condição de contorno de velocidade em coordenadas cilíndricas. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados os conceitos princi pais e definições importantes para o entendimento das hélices, a esteira gerada por ela e a interação com a asa e nacele. Posteriormente, uma fundamentação teórica é construída visando apresentar o tipo de escoamento, os coeficientes aerodinâmicos e os métodos de simulação computacional utilizados. Em sequência, o domínio e a malha computacional foram construídos com base em dados experimentais, seguidamente, estabeleceram-se as condições de contorno e o pré-processamento da simulação. Por fim, as simulações foram feitas a fim de comparar os resultados com os dados experimentais e avaliar a modela gem. Conclui-se que a simplificação da hélice adotada apresentou resultados aproximados com o experimental, porém ainda discrepantes do ideal para descrever o fenômeno com sucesso, sugerindo-se a reavaliação da modelagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDinâmica dos fluidospt_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.subject.keywordAeronáuticapt_BR
dc.subject.keywordAsas (aeronáutica)pt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade da modelagem computacional de esteiras rotativas em aeronavespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T15:53:36Z-
dc.date.available2023-09-21T15:53:36Z-
dc.date.submitted2023-07-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35999-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to study the interaction between a propeller and a wing of an aircraft with a propulsive traction configuration, whose maximum operating speed does not exceed Mach 0.3. The objective is to evaluate the viability of the computational modeling of the rotating wake generated by the propeller using a velocity boundary condition in cylindrical coordinates. Through the literature review, it is introduced the main concepts and definitions important for the understanding of propellers, the wake generated by them, and the interaction with the wing and nacelle. Subsequently, a theoretical background is built presenting the type of flow, the aerodynamic coefficients, and the computational simulation methods used. Then, the domain and the computational mesh were built based on experimental data, then the boundary conditions and the simulation preprocessing were established. Finally, simulations were performed to compare the results with the experimental data and evaluate the modeling. In conclusion, the propeller simplification provided results approximating the experimental, but still discrepant from the optimal to successfully describe the phenomenon, suggesting the re-evaluation of the modeling approach.pt_BR
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