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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Sandra Patrícia de Faria do-
dc.contributor.authorMendes, Karyne Gonçalves-
dc.identifier.citationMENDES, Karyne Gonçalves. Leitura e interpretação textual no ensino superior e conquistas dos surdos. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é (re)conhecer os caminhos percorridos na busca das melhores estratégias para o letramento acadêmico do surdo e traçar novas metas com o afã de contribuir para o avanço dessas pesquisas. Na última década, tem havido um aumento significativo no número de estudantes surdos matriculados no ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. Esse crescimento se deu em razão da implementação de políticas públicas relacionadas à linguística e educação que possibilitaram a esse público oportunidades de acesso a uma Instituição de Nível Superior - IES. Deve-se levar em consideração as singularidades do aluno surdo para que se desenvolva de forma adequada, assimilando o conteúdo do curso que se propõe a fazer. Para tanto, é necessário investir nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e produção de textos acadêmicos - gêneros textuais em português como segunda língua para uma expectativa de superação na educação superior. Feita essa abordagem, propõe-se a elaboração de um curso de extensão de português como segunda língua com vistas a textos acadêmicos (gêneros textuais) para os aprendizes universitários surdos. Ainda, esta pesquisa foi realizada por revisão bibliográfica, a qual aborda os desafios e conquistas dos estudantes surdos na universidade, no ensino e na aprendizagem da leitura de gêneros textuais, com destaque para os acadêmicos (resumo, resenha, ensaio, relatório, artigo acadêmico, projeto de pesquisa e monografia, entre outros), buscando contribuir para o engajamento desses indivíduos na sociedade, de um modo geral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes surdospt_BR
dc.titleLeitura e interpretação textual no ensino superior e conquistas dos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T17:24:14Z-
dc.date.available2023-09-21T17:24:14Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36015-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.sourceLeitura; Gêneros textuais acadêmicos; Ensino Superior; Estudantes surdos; Ensino e aprendizagem; português como segunda línguapt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to (re)understand the paths taken in the search for the best strategies for the academic literacy of the deaf and to outline new goals with the desire to contribute to the advancement of these researches. In the last decade, there has been a high enrollment rate of deaf people in higher education, in public and private universities. This growth was due to the implementation of public policies related to linguistics and education that provided this public with opportunities to access a Higher Education Institution - HEI. The singularities of the deaf student must be taken into account so they can develop properly, assimilating the content of the course they intend to take. Therefore, it is necessary to invest in the teaching and learning processes of reading and production of academic texts - textual genres in Portuguese as a second language for an expectation of overcoming in higher education. Having taken this approach, it is proposed the elaboration of an extension course of Portuguese as a second language with a view to academic texts (textual genres) for deaf university students. Also, this research was carried out through a bibliographic review, which addresses the challenges and achievements of deaf students at the university, in teaching and learning to read textual genres, with emphasis on academic ones (abstract, review, essay, report, academic article , research project and monograph, and others), seeking to contribute to the engagement of this individual in society in general.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



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