Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaCristinaNovaesBarbosa_tcc.pdf281,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Cristina Novaes-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ana Cristina Novaes. Práticas avaliativas no conselho de classe em escola pública de anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar as práticas avaliativas no conselho de classe em uma escola da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e buscou compreender os pressupostos teóricos, analisar as concepções de avaliação escolar e as contribuições do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico da escola e do professor. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, de forma a se obter um recorte da realidade escolar. Como procedimento e instrumento para produção de dados, foi feita análise documental, questionário e observação de conselhos de classe. Os resultados do estudo indicaram que a escola adota os pressupostos da avaliação formativa em seus documentos e os professores desenvolvem práticas avaliativas que se aproximam dessa perspectiva, valorizando o acompanhamento e a intervenção para promover as aprendizagens dos estudantes. Algumas contradições pontuais foram observadas, como a avaliação informal desencorajadora no conselho de classe, o que sinaliza para a importância da formação continuada de professores. No entanto, o enfoque dos conselhos deu-se na avaliação formal e na informal encorajadora e mostrou-se um espaço de acolhimento, reflexão e discussão sobre as aprendizagens, contribuindo para a organização do trabalho pedagógico da escola e dos professores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacional - ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordConselho de classe participativopt_BR
dc.subject.keywordSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)pt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titlePráticas avaliativas no conselho de classe em escola pública de anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T18:38:07Z-
dc.date.available2023-09-21T18:38:07Z-
dc.date.submitted2023-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36027-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to analyze the evaluation practices in the school council in a public school of the Education State Department of the Federal District, and to understand the theoretical assumptions, analyze the conceptions of school evaluation and the contributions of the school council to organize the pedagogical work of the school and the teacher. We opted for research with a qualitative approach of the case study type to obtain a sample of the school's reality. Documental analysis, questionnaire, and observation of class councils were carried out as a procedure and instrument for data production. The study results indicated that the school adopts the assumptions of formative assessment in its documents, and teachers develop assessment practices close to this perspective, valuing monitoring and intervention to promote student learning. Some punctual contradictions were observed, such as the discouraging informal assessment in the class council, which signals the importance of continuing teacher education; however, the focus of the school councils was on formal assessment and encouraging informal assessment and proved to be a space for reception, reflection and discussion about learning, contributing to the organization of the pedagogical work of the school and the teachers.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.