Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_WissamMeloAbouAlIzz_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Feixes em redes de múltiplas entradas e múltiplas saídas livres de células : análise de técnicas de seleção e formação de feixes para melhoria da capacidade de canal e redução de interferência
Autor(es): Al Izz, Wissam Melo Abou
Orientador(es): Araújo, Daniel Costa
Assunto: Feixes - formação
Eficiência espectral
Data de apresentação: 11-Abr-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: AL IZZ, Wissam Melo Abou. Feixes em redes de múltiplas entradas e múltiplas saídas livres de células: análise de técnicas de seleção e formação de feixes para melhoria da capacidade de canal e redução de interferência. 2023. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O termo de múltiplas entradas e múltiplas saídas em abundância e livre de células é definido por uma rede não dividida espacialmente, que consiste em pontos geograficamente distribuídos, atendendo um conjunto de usuários que residem na área. Com uma rede de antenas muito maior que a de usuários, é possível formar feixes para uma transmissão com maior qualidade. Na formação de feixes, considera-se todo o processamento espacial que ocorre no transmissor com técnicas como a taxa máxima de transmissão e anular a interferência de multiusuário chamado de forçar a zero. No estudo, busca-se melhorar a capacidade diminuindo a interferência por métodos para a seleção dos feixes que serão transmitidos para cada usuário, sendo pela distância do usuário a estação base ou através da análise de dados por meio da inteligência artificial. Para gerar a resposta ao canal, foram utilizados diferentes códigos como o simulador HermesPy para gerar dados mais realistas para a análise.
Abstract: The term "cell-free massive multiple-input multiple-output" is defined as a non-spatially divided network consisting of geographically distributed points serving a group of users in an area. By using an array of antennas that is much larger than the number of users, it is possible to create beams that allow for higher quality transmission. In beamforming, all the spatial processing that occurs at the transmitter is taken into account, using techniques such as maximum ratio transmission and interference nulling, called zero-forcing multi user interference cancellation. The study aims to improve capacity by reducing interference through methods such as selecting beams to be transmitted to each user based on the distance from the user to the base station or by using artificial intelligence to analyze data. To generate the channel response, different codes, such as the HermesPy simulator, were used to produce more realistic data for analysis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.