Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeoniGabrielSilvestre_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas de rastreamento para sincronização e reconstrução de sinais de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS)
Autor(es): Silvestre, Leoni Gabriel
Orientador(es): Araújo, Daniel Costa
Assunto: Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Sistemas de comunicação por satélites
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: SILVESTRE, Leoni Gabriel. Sistemas de rastreamento para sincronização e reconstrução de sinais de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS). 2023. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Inicialmente projetadas para o âmbito militar, as tecnologias de posicionamento global por satélite já se tornaram populares e se espalharam para os mais diversos ambientes. Com essa mudança de público, novos desafios surgem no projeto de receptores de sinais de sistemas de navegação global por satélite (GNSS). Assim sendo, fica evidente a importância que se tem de que engenheiros tenham contato com essas tecnologias durante a sua graduação. Assim, esse trabalho se propõe a implementar o sistema de rastreio, que acompanha a progressão de parâmetros do sinal emitido pelo satélite ao longo do tempo, para um estação receptora de sinais de GNSS a ser implementada na Universidade de Brasília, campus Gama. O documento apresenta a implementação dos sistemas de travamento em fase, atraso e Doppler que compõem o sistema de rastreio. Para as estimativas dos parâmetros é adotado o método da máxima verossimilhança. Tal implementação foi sucedida de testes utilizando um conjunto de amostras coletadas e cedidas para a implementação do projeto. Os resultados da implementação foram comparados com os do programa GNSS-SDR para validação dos mesmos, onde foi possível observar um menor erro de alinhamento do atraso dos sinais, e resultados semelhantes para o alinhamento em fase. Para as estimativas do Doppler foi encontrada a necessidade de se coletar amostras em um espaço de tempo maior, o que aponta para a necessidade de integração entre o sistema aqui proposto e o sistema de aquisição.
Abstract: Initially projected for military purposes, the global satellite positioning systems have al ready become popular and have been spread to various environments. With this change in the targeted audience, new challenges appear in the design of global navigation satellite systems (GNSS) signal receivers. Therefore, it becomes evident the importance that en gineers get in contact with these technologies during their graduation. Thus, this project aims to implement the tracking system, which follows the progression of the satellite emitted signal parameters along the time, to a base station to be implemented at the Universidade de Brasília, campus Gama. This document presents the implementation of phase, delay and Doppler locking systems, which composes the tracking system. For the estimations of the parameter the maximum likelihood method was adopted. This implementation was followed by test using a set of samples collected and leased to the implementation of the project. The result of the implementation were compared with the ones of the GNSS-SDR software in order to be validated, where was possible to observe a smaller misalignment in the signal’s delay, and alike results for the phase alignment. For the Doppler estimations was found the necessity to collect data in a wider time range, which points to the necessity of the tracking and acquisition systems integration.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.