Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36053
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlineStefanyMendesSousaRezende_tcc.pdf3,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres negras no graffiti: um diálogo com o pensamento feminista negro
Autor(es): Rezende, Aline Stéfany Mendes de Sousa
Orientador(es): Dimitrov, Eduardo
Assunto: Grafite (Arte)
Mulheres negras
Mulheres
Mulheres na arte
Data de apresentação: 28-Mai-2021
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: REZENDE, Aline Stéfany Mendes de Sousa. Mulheres negras no graffiti: um diálogo com o pensamento feminista negro. 2021. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante da relação histórica que a mulher negra estabeleceu com o espaço urbano, este trabalho tem o objetivo de compreender de que formas as grafiteiras negras se relacionam com o graffiti. O graffiti é um movimento contestatório por natureza. No entanto, reproduz em seu interior algumas opressões, sobretudo o sexismo. Dessa forma, parto do meu ponto de vista enquanto mulher negra grafiteira para analisar a participação de mulheres negras no graffiti desde a sua gênese, dando ênfase para o apagamento dessas mulheres pela narrativa hegemônica sobre o movimento. Contextualizo o graffiti historicamente, suas vertentes e transformações, dando ênfase para a participação de mulheres negras nestes processos. Para compreender de que forma as mulheres negras se relacionam com o grafitti no Brasil, realizei entrevista com cinco mulheres de diferentes regiões do país e estabeleci um diálogo entre suas falas e os principais temas do pensamento feminista negro. Dessa forma, apresento as trajetórias dessas mulheres e as principais questões que emergiram na entrevista, a saber, o graffiti como uma ferramenta para quebra dos silêncios e a questão da representação da imagem da mulher negra. A primeira questão dialoga com debates empreendidos por intelectuais negras como a Djamila Ribeiro e a segunda dialoga com as Imagens de Controle apresentadas por Patrícia Hill Collins e os estereótipos apontados por Lélia Gonzales.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.