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Título: Marcas de cerveja nas redes sociais: uma análise do engajamento dos perfis das cervejas favoritas dos brasileiros
Autor(es): Faria, Rafael Alves
Orientador(es): Codá, Renato Calhau
Coorientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Redes sociais on-line
Marca
Marca de produtos
Marketing na Internet
Interatividade (Internet)
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: FARIA, Rafael Alves. Marcas de cerveja nas redes sociais: uma análise do engajamento dos perfis das cervejas favoritas dos brasileiros. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo busca analisar fatores determinantes que impactaram em um alto desempenho de engajamento nas publicações das marcas Budweiser, Heineken e Stella Artois no Facebook e no Instagram. O presente trabalho possui como objetivos específicos 1) caracterizar as marcas de cerveja que são objeto de estudo; 2) levantar dados do desempenho de engajamento nas redes sociais das marcas estudadas; 3) identificar os tipos de publicação que mais geram engajamento nas redes sociais selecionadas; 4) levantar fatores comuns das publicações que mais geram engajamento dos consumidores. Para isso, foi calculado o engajamento, de acordo com a fórmula de Biancovilli, Picanço e Jurberg (2017), utilizando dados de reações, curtidas, comentários e compartilhamentos de todas as postagens dessas marcas entre as redes sociais citadas durante todo o período do primeiro semestre de 2022 e, a partir disso, os posts com maior desempenho de engajamento foram priorizados para análise. A partir do recorte, foram observadas características referentes ao conteúdo visual, ao conteúdo escrito e a data das publicações. Como resultado, foi possível observar que, apesar de serem analisadas as mesmas marcas, os públicos do Facebook e do Instagram são estimulados por diferentes aspectos ao engajar com as publicações do mercado priorizado no estudo. Além disso, nota-se que a quantidade de seguidores do perfil não é um fator determinante para que suas publicações sejam engajadas, mas sim o tipo de conteúdo visual e escrito de cada postagem, onde no Facebook a preferência é por posts de convencimento e com uma comunicação focada na experiência com o produto, enquanto no Instagram são conteúdos focados em entreter os usuários e com uma linguagem pessoal que busca se conectar com os consumidores. Portanto, o trabalho contribui para que marcas de cerveja possam melhoras seus resultados de engajamento ao tomar decisões mais assertivas através de um maior entendimento de como criar conteúdos relevantes para os usuários do Facebook e do Instagram.
Abstract: The study seeks to analyze determining factors that impacted a high performance of engagement in publications of Budweiser, Heineken and Stella Artois on Facebook and Instagram. The present work has the following specific objectives 1) characterize the beer brands that are the object of study; 2) collect data on the engagement performance on social networks of the studied brands; 3) identify the types of publications that generate the most engagement on selected social networks; 4) raise common factors of publications that generate more consumer engagement. Consequently, engagement was calculated, according to the formula of Biancovilli, Picanço and Jurberg (2017), using data from reactions, likes, comments and shares of all posts by these brands among the social networks mentioned throughout the period of the first half of 2022 and the posts with the highest engagement performance were prioritized for analysis. Therefore, characteristics related to visual content, written content and the date of publications were observed. Despite being analyzed the same brands, it was possible to observe that the audiences of Facebook and Instagram are stimulated by different aspects when engaging with the publications of the market prioritized in the study. On top of that, it is noted that the number of profile followers is not a determining factor for your publications to be engaged, but rather the type of visual and written content of each post. On Facebook the preference is for persuasive posts and communication focused on the experience with the product, while on Instagram they are content focused on entertaining users and a personal language that seeks to connect with consumers. Therefore, the work contributes beer brands to improve their engagement results by means of more assertive decisions through a greater understanding of how to create relevant content to Facebook and Instagram users.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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