Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LanaTorresBarreto.pdf4,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimação da temperatura da Região Amazônica via interpoladores geoestatísticos
Autor(es): Barreto, Lana Torres
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Amazônia Legal
Geoestatística
Interpolação
Temperatura atmosférica
Data de apresentação: 29-Jun-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: BARRETO, Lana Torres. Estimação da temperatura da Região Amazônica via interpoladores geoestatísticos. 2011. vi, 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Estudos feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostraram que a floresta amazônica vem absorvendo uma grande quantidade de dióxido de carbono proveniente de queimadas e transformações de áreas florestais em áreas de pastagens. A Amazônia é riquíssima em recursos naturais e hídricos e muito reconhecida pela sua enorme biodiversidade. Por isso, a floresta amazônica é foco de preocupação mundial principalmente no que diz respeito aos impactos nas mudanças climáticas. Este trabalho busca estimar a temperatura média na região da Amazônia Legal durante as décadas de 1970 a 2010, utilizando a técnica geoestatística conhecida como krigagem e comparando com os resultados obtidos através do uso do modelo de tendência. Alem disso, o trabalho propõe um algoritmo em SAS/IML que substitui as PROC's utilizadas no SoftwareSAS 9.2 objetivando assim análise. Os resultados obtidos mostraram que a temperatura na região aumentou em média 1 oC durante o período investigado e que a região norte da Amazônia possui temperaturas mais altas que a região sul. Além disso vericou-se que o método da krigagem proporciona uma análise mais renada que aquela obtida pelo modelo de tendência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons