Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36117
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JonathasOliveiraLisboa_tcc.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Assistência técnica a produtores de soja da região de Lucas do Rio Verde-MT, durante o estágio realizado na empresa Araguaia, na safra 2021/2022
Autor(es): Lisboa, Jonathas Oliveira
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Soja
Soja - cultivo
Consultoria agrícola
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: LISBOA, Jonathas Oliveira. Assistência técnica a produtores de soja da região de Lucas do Rio Verde-MT, durante o estágio realizado na empresa Araguaia, na safra 2021/2022. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho apresenta as atividades de assistência técnica desenvolvidas durante a realização do estágio supervisionado na empresa Araguaia, na região da BR-163, estando alocado no município de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, entre o período de 03 de Agosto de 2021 a 04 de Abril de 2022. Os serviços de assistência técnica prestados aos produtores incluíram regulagem de semeadora, pulverizador e distribuidor de sólidos; avaliação de plantabilidade; monitoramento de pragas e doenças; e avaliação de perdas na colheita. Todas as atividades foram desenvolvidas sob a supervisão de profissionais da área. Desta forma, foi possível identificar importância da realização do estágio supervisionado, uma vez que este permite ao acadêmico ter uma experiência prática em sua área de formação, contribuindo de forma positiva para seu desenvolvimento profissional e ingresso no mercado de trabalho como Engenheiro Agrônomo.
Abstract: This paper presents the technical assistance activities developed during the supervised internship at Araguaia, in the BR-163 region, being located in Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, between August 03, 2021 and April 04, 2022. The technical assistance services provided to the producers included sower, sprayer, and solid distributor adjustments; plantability assessment; pest and disease monitoring; and harvest loss assessment. All the activities were developed under the supervision of professionals in the area. Thus, it was possible to identify the importance of the supervised internship, since it allows students to have a practical experience in their training area, contributing positively to their professional development and entry into the labor market as an Agricultural Engineer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.