Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiulliaCostaSilva_tcc.pdf928,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho vegetativo e potencial ornamental de genótipos de batata-doce
Autor(es): Silva, Giullia Costa
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Batata-doce
Batata-doce - cultivo
Paisagismo
Paisagismo comestível
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: SILVA, Giullia Costa. Desempenho vegetativo e potencial ornamental de genótipos de batata-doce. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A batata-doce é cultivada em todo o território nacional e uma das espécies de hortaliças mais consumidas no Brasil. Além do uso alimentar, foi observado que esta possui um grande potencial ornamental. Este potencial alavancou sua utilização no mercado de diversos países ao redor do mundo de forma paisagística, devido a rusticidade, beleza e variedade de características. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a coloração de folhas, flores e ramas, bem como seu formato de folhas e cobertura de solo de clones de batata-doce cultivados em campo no Distrito Federal. O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, composto por 16 genótipos de batata-doce, cultivados em delineamento de blocos casualizados com três repetições. Para avaliações em campo, o potencial ornamental foi observado conforme proposto em descritores agronômicos. Como resultados, 62,5% dos genótipos apresentaram a característica de forte entrelaçamento, 68,75% manifestaram alta ou total cobertura do solo, 68,75% dos genótipos, possuem folhas de formato triangular e cordiforme. As folhas imaturas possuíam, em 81,25% dos genótipos, coloração verde com variados tons de roxo, enquanto folhas maduras apresentaram em 93,75% dos genótipos, os tons de verde, indicando variação da coloração ao longo do desenvolvimento. De acordo com os descritores morfológicos dos genótipos estudados, todos apresentaram potencial ornamental possível para serem usados tanto para forrações em áreas extensas quanto para as menores áreas, em projetos paisagísticos e ornamentais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.