Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusToledoTeles_tcc.pdf4,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento Geológico da região sudeste de Niquelândia – GO
Autor(es): Teles, Matheus Toledo
Orientador(es): Borges, Welitom Rodrigues
Assunto: Cartografia geológica
Grupo Paranoá
Niquelândia (GO)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: TELES, Matheus Toledo. Mapeamento Geológico da região sudeste de Niquelândia – GO. 2021. 43 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O relatório aqui apresentado é referente ao mapeamento geológico de uma área a sudeste da cidade de Niquelândia no Estado do Goiás. Na área ocorrem mineralizações auríferas que atualmente estão em explotação pela empresa GF Gold. Este trabalho tem como objetivo contribuir com a cartografia geológica na escala de 1:25000 da área produtora de ouro localizada a sudeste da cidade de Niquelândia. Na área foram identificadas rochas da Formação Ribeirão Piçarrão pertencentes ao Grupo Paranoá, onde ocorrem mineralizações de ouro e um dique de diabásio indiferenciado que corta as unidades geológicas da área de pesquisa. A área mineralizada corresponde a uma região dobrada por onde percolaram fluidos que, em lâminas, evidenciam carbonatação e concentração de óxidos sulfetados e possuem controle estrutural. A estruturação da região e a proximidade ao complexo Niquelândia indicam que a origem dos fluidos mineralizantes tem origem proterozoica e possivelmente está associada ao evento brasiliano. Para o mapeamento da região, além da coleta de dados em campo, foram utilizadas imagens aerogeofísicas de gamaespectrometria e magnetometria que foram de extrema importância para a identificação de estruturas e contatos e o compreendimento da geologia regional.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.