Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LudmyllaMartinsCaetano_tcc.pdf6,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dinâmica de equilíbrio baseada na trajetória do Centro de Gravidade utilizando BlazePose
Autor(es): Caetano, Ludmylla Martins
Orientador(es): Ochoa Diaz, Cláudia Patrícia
Assunto: Equilíbrio (Fisiologia)
Equilíbrio postural
Centro de gravidade (equilíbrio)
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: CAETANO, Ludmylla Martins. Análise dinâmica de equilíbrio baseada na trajetória do Centro de Gravidade utilizando BlazePose. 2023. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A análise da trajetória do Centro de Gravidade em conjunto com a base de suporte fornece informações acerca da estabilidade e do equilíbrio do indivíduo. A avaliação do equilíbrio é geralmente realizada no cenário estático ou em laboratórios com sensores para a captura dos movimentos. O presente trabalho utiliza um teste de equilíbrio dinâmico, DGI, em conjunto com a rede neural BlazePose, capaz de estimar a pose humana, para correlacionar a base de suporte com a trajetória do centro de gravidade. A captura das imagens nos planos frontal e sagital é realizada com um smartphone e o centro de gravidade é obtido utilizando o método da segmentação. O propósito desse trabalho é definir uma métrica que correlacione as distâncias entre o centro de gravidade e a base de suporte com a manutenção do equilíbrio durante a marcha.
Abstract: The analysis of the Center of Gravity trajectory in conjunction with the base of support provides information about the stability and balance of the individual. Balance assess ment is usually performed in a static setting or in laboratories with sensors to capture movements. The present work uses a dynamic balance test, DGI, in conjunction with the BlazePose neural network, capable of estimating human pose, to correlate the base of support with the trajectory of the center of gravity. The images are captured in the frontal and sagittal planes with a smartphone and the center of gravity is obtained using the segmentation method. The purpose of this work is to define a metric correlating the distances between the center of gravity and the base of support with the maintenance of balance during gait.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.