Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AugustoSilva_IcaroOliveira_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Extração de informações sobre usabilidade a partir de comentários dos aplicativos feitos na Play Store
Autor(es): Silva, Augusto Moreno Vilarins Cardoso da
Oliveira, Ícaro Pereira de
Orientador(es): Ramos, Cristiane Soares
Coorientador(es): Kosloski, Ricardo Ajax Dias
Assunto: Usabilidade
Aplicativo - design
Análise de dados
Data de apresentação: 16-Nov-2021
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: SILVA, Augusto Moreno Vilarins Cardoso da; OLIVEIRA, Ícaro Pereira de. Extração de informações sobre usabilidade a partir de comentários dos aplicativos feitos na Play Store. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Construir um aplicativo utilizável com base nas necessidades do usuário pode se tornar um desafio para desenvolvedores de software. Mesmo que haja uma preocupação com o feedback do usuário, às vezes o grande volume de dados torna a revisão manual dos comentários uma tarefa difícil. Este trabalho fornece um processo semiautomático para extrair informações de feedback de usuários de aplicativos mobile na loja do Google Play. A proposta é desacoplar uma classificação de dados com o contexto da aplicação por meio de categorização dos dados utilizando heurísticas de usabilidade. Após as fases de extração, transformação e análise e carregamento, o resultado é uma informação e útil para monitorar a qualidade de uso do aplicativo analisado através de um dashboard queconsome os dados previamente processados.
Abstract: Building a usable application based on user needs can become a challenge for software developers. Even though there is a concern for user feedback, sometimes the sheer volume of data makes manually reviewing comments a difficult task. This work provides a semiautomatic process to extract feedback information from users of mobile applications in the Google Play. The proposal is to decouple data classification from the application context through data categorization through usability heuristics. After the extraction, transformation and analysis and loading phases, the result is informative and useful for monitoring the quality of use of the analyzed application through a panel that consumes previously processed data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.