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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Rabello da-
dc.contributor.authorSilva, Isabella Cristina da-
dc.identifier.citationSILVA, Isabella Cristina da. Influência de práticas de incentivo à leitura para a utilização de bibliotecas escolares: um estudo do Projeto Calangos Leitores e da Escola Centro Educacional do Lago. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo de caso e busca investigar a influência de práticas de incentivo à leitura para o acesso às bibliotecas escolares pelos estudantes e diagnosticar a efetividade dos produtos, serviços e ações realizadas. Por meio de questionário – aplicado com estudantes e coordenadores do projeto de incentivo à leitura, além de profissionais responsáveis pelas bibliotecas – buscou-se identificar aspectos sobre as práticas de incentivo à leitura em bibliotecas escolares, de modo a caracterizar conceitualmente o público e o não-público, diagnosticar a influência do projeto de incentivo à leitura estudado para a utilização da biblioteca escolar, descrever os produtos e serviços ofertados pela biblioteca escolar para atendimento dos estudantes e apresentar o grau de satisfação dos estudantes presentes na amostra junto aos serviços da biblioteca escolar de sua instituição de ensino. Ao final da pesquisa, foram visualizados aspectos das práticas informacionais dos estudantes em relação à biblioteca escolar e os produtos ofertados por essa instituição na comunidade atendida. Foi possível concluir que o projeto de incentivo à leitura auxilia uma parcela dos estudantes a acessar a biblioteca escolar, mas também afasta outros. Também foi possível observar que esforços são realizados na biblioteca escolar para renovação do acervo, mas não tanto para práticas de incentivo à leitura. Observa-se a ausência de ações de cunho cultural que abracem o fomento à leitura no ambiente da biblioteca e sugere-se maior aprofundamento das relações entre professor e bibliotecário para a criação e desenvolvimento de práticas eficazes de incentivo à leitura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordUsuários de bibliotecaspt_BR
dc.subject.keywordProjeto Calangos Leitorespt_BR
dc.titleInfluência de práticas de incentivo à leitura para a utilização de bibliotecas escolares : um estudo do Projeto Calangos Leitores e da Escola Centro Educacional do Lagopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T17:42:09Z-
dc.date.available2023-09-27T17:42:09Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36166-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The present work is a case study and seeks to investigate the influence of practices to encourage reading for access to school libraries by students and to diagnose the effectiveness of products, services and actions performed. Through a questionnaire – applied to students and coordinators of the reading incentive project, along with professionals responsible for libraries – we sought to identify aspects of practices to encourage reading in school libraries, in order to conceptually characterize the public and non-public, to diagnose the influence of the reading incentive project studied for the use of the school library, to describe the products and services offered by the school library to serve students and present the degree of satisfaction among students participating in the sample about the services of the school library of their educational institution. At the end of the research, aspects of the students' informational practices in relation to the school library and the products offered by this institution in the community served were visualized. It was possible to conclude that the reading incentive project helps a portion of the students to access the school library, but also pushes away others. It was also possible to observe that efforts are made in the school library to renew the collection, but not so much for reading incentive practices. It is observed the absence of cultural actions that embrace the promotion of reading in the library environment, and it is suggested a greater deepening of the relations between professor and librarian for the creation and development of effective practices to encourage reading.pt_BR
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