Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JanainaQueirozBonfimMatsuo_tcc.pdf5,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reino Plantae : ensino de biologia por investigação
Autor(es): Matsuo, Janaina Queiroz Bonfim
Orientador(es): Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Ensino por investigação
Plantas - análise
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: MATSUO, Janaina Queiroz Bonfim. Reino Plantae: ensino de biologia por investigação. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho relata como foi abordado o Reino Plantae com a aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com a utilização do método investigativo em uma turma do ensino médio da 2ª série (2ªC) do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Unidade Vasco. A turma possui 38 estudantes entre 16 e 18 anos de idade. Tanto a coordenação pedagógica quanto os estudantes foram consultados sobre a escolha da turma e apoiaram o projeto com entusiasmo e gratidão. Em distanciamento social e em ensino remoto, em caráter circunstancial e emergencial, por causa do desafio mundial da pandemia do SARS-COV2, utilizamos a plataforma Zoom para aulas síncronas, o GR8 (plataforma específica dos Colégios Militares do Estado de Goiás), o aplicativo Mentimeter e o Instagram. As aulas tiveram uma sequência didática com momentos de situações problema, pesquisa, relatos e apresentação de alimentos de origem vegetal. Ao final, observou-se que a metodologia investigativa empregada nas aulas de Biologia proporcionou aprendizagens efetivas acerca da relação entre as plantas e as suas importâncias para nós, além de melhorias nas habilidades em coletar, interpretar, analisar e ressignificar dados em sistemas educacionais investigativos.
Abstract: The present work reports how the Plantae Kingdom was approached, with the application of digital information and communication technologies (TDIC), using the investigative method in a high school class of the 2nd grade (2ndC) of Military Police college of the State Goiás - Vasco Unit. The class has 38 students between 16 and 18 years old. Both, the pedagogical coordination and the students were consultedabout the choice of the class, and they supported the project with enthusiasm and gratitude. Because of the global challenge of the SARS-COV2 pandemic, we were kept in social distancing, and on a circumstantial and emergency basis, we use remote learning. We used the Zoom platform for synchronous classes, the GR8 (specific platform of the Military Police college of the State Goiás), the Mentimeter application and Instagram. The classes had a didactic sequence with moments of problem situations, research, reports and presentation plants origin foods. At end, it was observed that the investigative methodology used in Biology classes provided a effective learning about the relationship between plants and their importance for us, as well as improvements in skills in collecting, interpreting, analyzing and resignify data in investigative educational systems.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.