Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeniseGoncalvesDaSilva_tcc.pdf338,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Alice Melo-
dc.contributor.authorSilva, Lenise Gonçalves da-
dc.identifier.citationSILVA, Lenise Gonçalves da. Vacinação em debate: uma proposta de ensino investigativo com estudantes do 7º ano do ensino fundamental. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na avaliação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na perspectiva do ensino por investigação e do trabalho em grupo, onde os conteúdos trabalhados situam-se no contexto das argumentações sobre a vacinação. A SEI foi motivada pela pergunta central: “Como a vacinação interfere na saúde coletiva?”. O estudo analisou as respostas iniciais dos alunos do 7º ano do ensino fundamental antes da atividade exploratória, seguidas das hipóteses validadas fornecidas coletivamente para a solução da situação-problema. Ao final, os alunos responderam novamente à pergunta central por meio da construção de um texto de sistematização coletivo, com base nos argumentos partilhados em aula. Observou-se que, por intermédio das interações discursivas realizadas entre os alunos e alunos-professora, os estudantes foram capazes de validar hipóteses que estavam associadas ao contexto da atividade executada, bem como ampliaram suas respostas à pergunta central, relacionando-as com os argumentos utilizados na aula. A abordagem investigativa associada ao trabalho em grupo gerou um ambiente favorável para a proposição e validação de argumentos de forma contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF07CI10-C proposta pela BNCC.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordVacinaçãopt_BR
dc.titleVacinação em debate : uma proposta de ensino investigativo com estudantes do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T17:04:04Z-
dc.date.available2023-09-28T17:04:04Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36191-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper presents the evaluation of an Inquiry-Based Sequence Teaching (IBST) within the perspective of teaching by research and group work, where the content to be taught was based on the context of the argumentation about vaccination. The class was motivated by a central question: "How does vaccination interfere in public health?". The initial responses were analyzed before the exploratory activity, followed by the validated hypotheses collectively provided for the solution of the problem situation. At the end, the students answered the central question again by constructing a collective systematization text based on the arguments used in class. It was observed that, through the discursive interactions performed among students and teacher-students, the students were able to validate hypotheses that were associated with the context of the activity performed, as well as broadened their answers to the central question, associating it with the arguments used in the class. Teaching by research associated with group work generated a favorable environment for the proposition and validation of arguments in a contextualized way, contributing to the development of the EF07CI10-C skill proposed by BNCC.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.