Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_OsmairCarlosDosSantos_tcc.pdf958,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Marcello-
dc.contributor.authorSantos, Osmair Carlos dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Osmair Carlos dos. Processos de transmissão de calor: uma abordagem didática investigativa no ensino fundamental. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) acerca dos processos de transmissão do calor, direcionada a estudantes de 9º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Divino Bernardo Gomes (Alto Horizonte-GO) e ocorrida em setembro de 2021. No contexto de pandemia da covid-19, a SEI foi organizada em três momentos na modalidade remota: (i) levantamento de conhecimentos prévios, (ii) execução de experimentos e (iii) socialização dos resultados encontrados. Com essa organização, os estudantes romperam a dependência do professor e elaboraram as conclusões durante a realização de análise dos experimentos. Apesar das limitações do ensino remoto, o estudo constatou impactos positivos da SEI na aprendizagem dos estudantes, dentre os quais pode-se citar um aumento relevante de respostas satisfatórias em relação aos conceitos de calor e temperatura quando comparadas às respostas do levantamento prévio das questões problema e a apropriação do conceito de transmissão do calor em situações diversas. Recomenda-se trabalhar no refinamento do problema central da SEI em novas aplicações, com o uso de estratégias diferenciadas para alcançar mais estudantes, especialmente no ensino presencial com o distanciamento social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordCalor - transmissãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleProcessos de transmissão de calor : uma abordagem didática investigativa no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeHeat transmission processes : an investigative didactic approach in elementary educationen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T17:15:10Z-
dc.date.available2023-09-28T17:15:10Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36192-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBrito, Darlan Quinta de-
dc.description.abstract1This research presents the elaboration and application of an investigative teaching sequence about the heat transmission processes, with 9th grade elementary school students (Alto Horizonte-GO) held in September 2021. In the context of the Covid-19 pandemic, the investigative teaching sequence was organized in the remote modality in three stages: (i) a survey of prior students’ knowledge, (ii) the experiments and (iii) the socialization of the results found. With this organization, the students broke their dependence on the teacher and elaborated their conclusions while carrying out the analysis of the experiments. Despite the limitations of remote learning mode, this study found that the proposed investigative teaching sequence had a positive impact on student meaningful learning, such as a notable growing understanding about the concepts of heat and temperature when compared to the prior answers of the students. The students also showed an appropriation of the concept of heat transmission in different daily situations. However, it is recommended to work on refining the central problem of investigative teaching sequence in new applications considering social particularities and using different strategies to reach more students, markedly in face-to-face teaching with social distancing context.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.