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Título: Virilhas : produção do figurino de um curta-metragem como análise da associação entre a moda e o cinema
Autor(es): Marcelino, Frederico Dário Assis Rocha
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Moda e comunicação
Personagens no cinema
Figurino
Data de apresentação: 5-Dez-2011
Data de publicação: 28-Mai-2012
Referência: MARCELINO, Frederico Dário Assis Rocha. Virilhas: produção do figurino de um curta-metragem como análise da associação entre a moda e o cinema. 2011. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho é uma análise da relação entre moda e cinema através da concepção e produção do figurino do curta metragem Virilhas (2011), que trata dos dilemas profissionais de uma depiladora e seus conflitos com o marido desempregado. O objetivo é discutir os referenciais que inspiram o trabalho do figurinista e problematizar a forma como esses referenciais se articulam na prática profissional de construção da identidade do personagem. A metodologia combina revisão bibliográfica e análise qualitativa do trabalho do figurinista como prática social, valorizando uma teoria que emerge dessa prática. Nesse processo, a moda é compreendida como um sistema de comunicação. Dentro do escopo deste produto, interessa destacar a moda no contexto do vestuário e da indumentária. A atenção se volta para os usos de artefatos da cultura material, a construção e a apropriação de significados, considerando que as roupas são o suporte material de um significado simbólico que é permanentemente construído. Para aprofundar a reflexão sobre a construção de significados que constitui o trabalho do figurinista, a definição do vestuário dos personagens é analisada em perspectiva com outros elementos do filme, como roteiro e cenografia, incluindo aspectos mais técnicos e operacionais, como cronograma e orçamento. A interface da moda com o cinema permite compreender a comunicação como um campo de natureza múltipla e interdisciplinar, e o figurinista como um mediador de significados que comunica formas de representação do social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2011.
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