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dc.contributor.advisorSanz, Claudia Guilmar Linhares-
dc.contributor.authorNeves, Beatriz Palhares-
dc.identifier.citationNEVES, Beatriz Palhares. Um olhar importante para a educação: algumas relações entre redes sociais e saúde mental dos adolescentes. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo visa pensar a relação entre o aumento de casos de adolescentes diagnosticados com transtornos depressivos e de ansiedade, o uso das redes sociais e as lógicas sociais implicadas nesses dispositivos. Analisamos aqui como esses problemas de saúde mental, sofridos hoje pelos jovens e adolescentes brasileiros, se vinculam ao uso dessas novas tecnologias de comunicação em massa, principalmente às lógicas de concorrência, avaliação e visibilidade intensificadas por essas tecnologias. Trata-se de um tema cada vez mais relevante para os estudos em Educação, já que esse novo quadro tem afetado profundamente as escolas e suas comunidades, transformando as demandas pedagógicas que precisam lidar com essas novas realidades e contextos sociais. Metodologicamente, trabalhamos a partir de uma revisão bibliográfica, articulando reportagens atuais acerca do assunto, pesquisas recentes e textos teóricos que analisam a questão a partir de uma problematização social. De fato, partindo do pressuposto que as escolas são campos de discursos que permeiam a sociedade, compreendemos que a problemática da saúde mental refletida no aumento de casos em adolescentes, interfere diretamente a realidade escolar, transformando a análise sobre a problemática, seus mecanismos e suas estruturas sociais em um tema fundamental na formação de pedagogos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - saúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-line - comportamento de usuáriospt_BR
dc.subject.keywordSofrimento psíquicopt_BR
dc.titleUm olhar importante para a educação : algumas relações entre redes sociais e saúde mental dos adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T12:35:27Z-
dc.date.available2023-09-29T12:35:27Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36203-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to think about the relationship between the increase in cases of adolescents diagnosed with disorders such as depression and anxiety, the use of social networks and the social logics implied in these devices. We analyze here how these mental health problems suffered today by Brazilian youth and adolescents are linked to the use of these new mass communication technologies, mainly because they end up intensifying the logics of competition, evaluation, and visibility. This is an increasingly relevant theme for studies in Education, since this new framework has deeply affected schools and their communities, transforming the pedagogical demands that need to deal with these new realities and social contexts. Methodologically, we worked from a bibliographic review on the theme, articulating current reports on the subject, recent research, and theoretical texts that analyze the issue from a social problematization. In fact, based on the assumption that schools are fields of discourse that permeate society, we understand that the mental health problem, reflected in the increase of adolescent cases, interferes directly with school reality, transforming the analysis of the problem, its mechanisms, and its social structures into a fundamental theme in our training as educators.pt_BR
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