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Título: Análise de tempo semafórico utilizando o SUMO : estudo de caso da rotatória do final da asa norte
Autor(es): Ferreira, Bruno Nunes Teixeira
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Semáforos
Trânsito urbano
Tráfego
Data de apresentação: 26-Abr-2022
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: FERREIRA, Bruno Nunes Teixeira. Análise de tempo semafórico utilizando o SUMO: estudo de caso da rotatória do final da asa norte. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Engelharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Diariamente as grandes cidades sofrem com o problema do congestionamento de veícu- los, principalmente no horário de pico. Duas soluções diretas que vêm de imediato são: aumentar a infraestrutura de trânsito e melhorar a qualidade e quantidade do transporte público. Ambas, são soluções caras e demoradas, sem contar com o desconforto prévio que seria instaurado para realizar grandes obras. Porém, existe uma terceira solução, o aprimoramento das operações de controle de trânsito do sistema atual, mais especifica- mente dos semáforos, no qual não é necessário alterar a infraestrutura física e pode ser aplicado prontamente. Esse trabalho propôs encontrar o melhor tempo semafórico para a rotatória do final da Asa Norte, uma rotatória complexa que possui três cruzamentos semaforizados atuando simultaneamente para interligar quatro importantes vias de alto fluxo de veículos. Nesse trabalho, foi realizada a modelagem da rede através das pesquisas de campo da contagem volumétrica e do fluxo de saturação, seguindo as recomendações do CONTRAN, e do uso de mapas gratuitos disponíveis na internet. Ademais, com o uso do simulador SUMO foi feito uma avaliação do ciclo semafórico atual bem como foi encontrado o melhor tempo de ciclo semafórico, obtido através de um algoritmo desen- volvido em Python3, usando como medida de avaliação para ambos os casos o tempo médio de viagem. Por fim, foi calculado o ciclo ótimo de Webster e comparado com os cenários anteriores. Apesar de não ter sido possível realizar a calibração do simulador, foi encontrado uma redução de 33% do tempo médio de viagem do ciclo do algoritmo em comparação ao ciclo atual, o que evidencia que, mesmo utilizando a calibração padrão, o cenário atual está passível de melhora significativa das condições de circulação de veículos.
Abstract: Big cities suffer daily from the problem of vehicle traffic jam, especially at peak hours. Two immediate solutions to do are: to increase transit infrastructure and to improve the quality and quantity of public transport. Both are expensive and time-consuming solutions, in addition, the prior discomfort that would be established to carry out major works. However, there is a third solution, the improvement of traffic control operations of the current system, specifically the traffic lights, which are not necessary to change the physical infrastructure and it can be applied promptly. This work proposed to find the best traffic lights time for the roundabout at the end of Asa Norte, a complex roundabout that has three traffic lights acting simultaneously to connect four important high-flow ways. In this work, the network modeling was executed through field surveys of the traffic volume count and of the saturation flow, following the recommendations of CONTRAN and the use of free maps available on the internet. Furthermore, using the simulator SUMO, an evaluation of the current traffic lights cycle was performed and the best traffic light cycle time was found. It was obtained through an algorithm developed in Python3 using the mean travel time as an evaluation measure for both cases. Finally, the optimal Webster cycle was calculated and compared with the previous scenarios. Although it was not possible to perform the calibration of the simulator, a reduction of 33% in the mean travel time of the algorithm cycle was found compared to the current cycle, which shows that even using the standard calibration, the current scenario is susceptible to significant improvement in vehicle transit conditions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
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