Título: | Análise de tempo semafórico utilizando o SUMO : estudo de caso da rotatória do final da asa norte |
Autor(es): | Ferreira, Bruno Nunes Teixeira |
Orientador(es): | Andrade, Michelle |
Assunto: | Semáforos Trânsito urbano Tráfego |
Data de apresentação: | 26-Abr-2022 |
Data de publicação: | 4-Out-2023 |
Referência: | FERREIRA, Bruno Nunes Teixeira. Análise de tempo semafórico utilizando o SUMO: estudo de caso da rotatória do final da asa norte. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Engelharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Diariamente as grandes cidades sofrem com o problema do congestionamento de veícu-
los, principalmente no horário de pico. Duas soluções diretas que vêm de imediato são:
aumentar a infraestrutura de trânsito e melhorar a qualidade e quantidade do transporte
público. Ambas, são soluções caras e demoradas, sem contar com o desconforto prévio
que seria instaurado para realizar grandes obras. Porém, existe uma terceira solução, o
aprimoramento das operações de controle de trânsito do sistema atual, mais especifica-
mente dos semáforos, no qual não é necessário alterar a infraestrutura física e pode ser
aplicado prontamente. Esse trabalho propôs encontrar o melhor tempo semafórico para
a rotatória do final da Asa Norte, uma rotatória complexa que possui três cruzamentos
semaforizados atuando simultaneamente para interligar quatro importantes vias de alto
fluxo de veículos. Nesse trabalho, foi realizada a modelagem da rede através das pesquisas
de campo da contagem volumétrica e do fluxo de saturação, seguindo as recomendações
do CONTRAN, e do uso de mapas gratuitos disponíveis na internet. Ademais, com o
uso do simulador SUMO foi feito uma avaliação do ciclo semafórico atual bem como foi
encontrado o melhor tempo de ciclo semafórico, obtido através de um algoritmo desen-
volvido em Python3, usando como medida de avaliação para ambos os casos o tempo
médio de viagem. Por fim, foi calculado o ciclo ótimo de Webster e comparado com os
cenários anteriores. Apesar de não ter sido possível realizar a calibração do simulador,
foi encontrado uma redução de 33% do tempo médio de viagem do ciclo do algoritmo em
comparação ao ciclo atual, o que evidencia que, mesmo utilizando a calibração padrão, o
cenário atual está passível de melhora significativa das condições de circulação de veículos. |
Abstract: | Big cities suffer daily from the problem of vehicle traffic jam, especially at peak hours.
Two immediate solutions to do are: to increase transit infrastructure and to improve
the quality and quantity of public transport. Both are expensive and time-consuming
solutions, in addition, the prior discomfort that would be established to carry out major
works. However, there is a third solution, the improvement of traffic control operations
of the current system, specifically the traffic lights, which are not necessary to change the
physical infrastructure and it can be applied promptly. This work proposed to find the
best traffic lights time for the roundabout at the end of Asa Norte, a complex roundabout
that has three traffic lights acting simultaneously to connect four important high-flow
ways. In this work, the network modeling was executed through field surveys of the traffic
volume count and of the saturation flow, following the recommendations of CONTRAN
and the use of free maps available on the internet. Furthermore, using the simulator
SUMO, an evaluation of the current traffic lights cycle was performed and the best traffic
light cycle time was found. It was obtained through an algorithm developed in Python3
using the mean travel time as an evaluation measure for both cases. Finally, the optimal
Webster cycle was calculated and compared with the previous scenarios. Although it was
not possible to perform the calibration of the simulator, a reduction of 33% in the mean
travel time of the algorithm cycle was found compared to the current cycle, which shows
that even using the standard calibration, the current scenario is susceptible to significant
improvement in vehicle transit conditions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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