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dc.contributor.advisorZanchetta, Fábio-
dc.contributor.authorOliveira, Mateus Tiago Andrade de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mateus Tiago Andrade de. Considerações sobre acidentalidade em ferrovias a partir de dados georreferenciados. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs acidentes ferroviários tem impacto econômico, ambiental e social. No Brasil tem sido registrado uma média de 830 acidentes ferroviários anualmente, segundo dados do SAFF- Sistema de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Ferroviário. Estes acidentes são comunicados à ANTT contendo informações, como, natureza, causa, gravidade, data e horário da ocorrência, entre outros. Os estudos de acidentes de sistemas de transporte, incluindo os ferroviários, relacionam as informações do acidente com a localização em que este ocorreu de modo a viabilizar identificações de padrões e subsidiar tomadas de decisões. O presente estudo utilizou um banco de dados da ANTT composto de 8694 acidentes ferroviários. Esses acidentes foram georreferenciados utilizando o software QGIS e analisados para a rede ferroviária nacional e para a Ferrovia MRS- Logística. As analises consideraram as informações de: gravidade, causa, natureza e horário do acidente. Com esses dados foram gerados mapas de calor empregando o método estatístico KDE- Kernel Density Estimative no QGIS. Os resultados indicaram que o trecho entre a Estação da Barra do Piraí (RJ) e Estação Caetano Lopes (MG) apresentou maior concentração dos acidentes ferroviários da MRS.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcidente ferroviáriopt_BR
dc.subject.keywordGeorreferenciamentopt_BR
dc.subject.keywordFerroviaspt_BR
dc.titleConsiderações sobre acidentalidade em ferrovias a partir de dados georreferenciadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T11:45:47Z-
dc.date.available2023-10-04T11:45:47Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36258-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoDiniz, Marco Aurélio Bezerra-
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