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dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Rodrigues da-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Rodrigues da. Consumo para o decrescimento: uma análise da predisposição dos consumidores. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO consumo é uma atividade que ajuda a suprir as necessidades básicas dos indivíduos, além de poder fornecer bem-estar. Ao mesmo tempo, considerando que a fonte de recursos naturais, o planeta, é escassa e limitada, é preciso buscar o equilíbrio no consumo de bens e serviços. Nesse sentido, movimentos como o do decrescimento afirmam que é possível ter qualidade de vida não necessariamente atrelado ao crescimento econômico e à degradação da natureza. Assim surge o questionamento: considerando a importância do consumo, será que os consumidores estão dispostos a aderir a um estilo de consumo mais moderado, ou às práticas do decrescimento? O objetivo neste trabalho foi avaliar a predisposição dos consumidores à adoção das práticas de consumo relacionadas ao decrescimento. A abordagem utilizada foi o levantamento de campo com questionário online aplicado a consumidores diversos e foram obtidas 113 respostas. Os resultados demonstraram que os consumidores se mostraram abertos a mudar hábitos alimentares, principalmente o de reduzir o consumo de fast food e de produtos industrializados, preparar as próprias refeições e consumir mais alimentos frescos e naturais. Dentro os hábitos de sustentabilidade, houve maior predisposição para a compra de produtos de marcas sustentáveis e responsáveis ambientalmente, a redução do consumo de itens descartáveis, e dedicação de tempo a atividades ao ar livre, exercícios físicos, leitura, meditação, etc. Entre os itens que os participantes mais teriam preferência por alugar ou compartilhar são roupas de festa, cortadores de grama, roçadeiras e podadores, equipamentos de camping e livros. Com relação à mobilidade urbana, os comportamentos com mais predisposição à adesão foram deslocar-se a pé em distâncias curtas, utilizar transporte público e transporte compartilhado e em relação ao consumo de energia, o que as pessoas consideram que mais poderiam aprimorar são apagar as luzes quando saírem de um cômodo e não deixar aparelhos na tomada após o carregamento e em standby.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.keywordConsumo conscientept_BR
dc.subject.keywordConsumo sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordDecrescimento econômicopt_BR
dc.titleConsumo para o decrescimento: uma análise da predisposição dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T18:35:57Z-
dc.date.available2023-10-04T18:35:57Z-
dc.date.submitted2023-07-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36272-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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