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Título: A percepção dos professores de ensino básico quanto ao comportamento infantil de consumo e descarte
Autor(es): Araújo, Amanda Pinheiro
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Consumo
Crianças
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: ARAÚJO, Amanda Pinheiro. A percepção dos professores de ensino básico quanto ao comportamento infantil de consumo e descarte. 2023. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos professores de ensino básico quanto aos principais aspectos que permeiam as relações de consumo e descarte do consumidor infantil. Para tal, utilizou-se a teoria disponível sobre comportamento de consumo infantil, descarte de bens e comportamento de descarte infantil. A partir desses estudos foi elaborado um roteiro semiestruturado para entrevistas em profundidade junto a 15 professores de ensino infantil. Os dados obtidos foram analisados e interpretados com análise de conteúdo, por meio de categorização. As considerações revelaram forte entendimento e engajamento dos docentes sobre as temáticas, apoiado por projetos propostos pela escola e existência de conscientização ou sensibilização de certos temas. Quanto aos comportamentos de consumo e descarte, foi dada ênfase nessas relações junto aos brinquedos, pela maior aproximação com o universo infantil. Alguns dos pontos abordados de forma recorrente no decorrer do estudo foram consumismo, imediatismo, apego, interesse, uso exacerbado de equipamentos eletrônicos, compartilhamento, conscientização, doações, consumo consciente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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