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2023_EduardoCarvalhoMoretto_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilveira Júnior, Aldery-
dc.contributor.authorMoretto, Eduardo Carvalho-
dc.identifier.citationMORETTO, Eduardo Carvalho. Modelo Multicritério para subsidiar a contratação de serviços de transporte rodoviário de carga. 2023. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO transporte de cargas possui papel fundamental na economia mundial. No Brasil em específico, uma parte significativa do que é transportado passa pelas rodovias, e a prestação deste serviço é feita por meio da contratação de empresas especializadas ou motoristas autônomos, que acabam por atender empresas dos mais variados ramos. Este estudo objetivou construir um modelo de decisão para subsidiar a contratação de serviços de transporte rodoviário de cargas (TRC) no Brasil, para tal, foi utilizada a Abordagem Multicritério de Apoio a Decisão (MCDA), por meio do método Measuring Attractiveness By a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH). A criação do modelo teve como base uma pesquisa bibliográfica referente ao tema e entrevistas feitas com três profissionais do ramo de transportes. O trabalho busca construir um modelo capaz de subsidiar de maneira prática o processo de contratação de operadores logísticos do modal rodoviário por parte de empresas que dependem destes serviços.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte de cargapt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.titleModelo Multicritério para subsidiar a contratação de serviços de transporte rodoviário de cargapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T18:42:09Z-
dc.date.available2023-10-04T18:42:09Z-
dc.date.submitted2023-06-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36278-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The transportation of goods plays a fundamental role in the global economy. In Brazil specifically, a significant portion of what is transported goes through highways, and the provision of this service is carried out through the hiring of specialized companies or independent drivers, who end up serving companies from various sectors. This study aimed to build a decision model to support the hiring of road freight transport services in Brazil. To achieve this, the Multicriteria Decision Analysis (MCDA) approach was used, employing the Measuring Attractiveness By a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH) method. The creation of the model was based on a literature review on the subject and interviews conducted with three transportation professionals. The work seeks to build a model capable of practically supporting the process of hiring logistics operators in the road transport sector by companies that depend on these services.pt_BR
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